Festival Curicaca vai investir R$ 19 milhões no DF

Compartilhe

O evento da ABDI tem foco em inovação e sustentabilidade. O nome é uma homenagem à ave típica do Cerrado brasileiro, conhecida por seu canto que anuncia mudanças no tempo, como a chegada da chuva

Por Samanta Sallum

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao MDIC, lançou oficialmente ontem o Festival Curicaca, que será um grande evento de inovação, sustentabilidade, cultura e desenvolvimento tecnológico do país. Pretende reunir cerca de 100 mil pessoas na capital federal entre 7 e 10 de outubro. Público de outros estados virá à capital federal participar.

O evento será realizado no estádio Arena BRB – antigo Mané Garrincha – e em diversos outros pontos da cidade. Entre os parceiros do projeto, estão CNI, Petrobras, UnB, Sebrae, P&D e BNDES. O investimento será de R$ 19 milhões, que virão do orçamento da ABDI e de empresas e instituições patrocinadoras.

O festival também terá rotas de gastronomia e cultura, circuitos de startups, games e exposições. A estrutura principal do Festival Curicaca será na Arena BRB com seis palcos internos, 10 casas de ativação, 70 estandes e 50 salas multiúso.

Um dos destaques será o Palco NIB, com capacidade para 1,5 mil pessoas, que receberá cincokeynotes speakers, 26 painéis, além das cerimônias de abertura e encerramento e uma programação especial de shows.

O Festival homenageia a ave típica do Cerrado brasileiro, conhecida por seu canto que anuncia mudanças no tempo, como a chegada da chuva. A simbologia da curicaca dialoga diretamente com a missão do festival, segundo a ABDI: ser um marco transformador para a sociedade.

“O Curicaca chega ao Distrito Federal para mostrar que a indústria de nosso país pode muito e deve apostar em novas tecnologias. Trazer aqui o que há de mais novo na fronteira da inovação é mais um pontapé para fomentar o desenvolvimento do nosso país”, destacou o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.

Ciência e Tecnologia

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou do evento ontem na sede da ABDI. “Um dos grandes desafios brasileiros é fazer com que a nossa excelente produção científica e tecnológica — que é reconhecida internacionalmente, somos a décima produção científica do mundo — tenha mais visibilidade ”,  reforçou.

A reitora da UNB, Rozana Naves, destacou o papel central das universidades na inovação: “Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, quando atuamos fortemente no apoio ao setor público e em parcerias com empresas, especialmente na área da saúde. Brasília tem essa tradição, tanto na indústria de base quanto na de inovação.”

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #ABDI #BNDES #cultura #exposição #FestivalCuricaca #games #inovação #LucianaSantos #MDIC #P&B #Petrobras #RozanaNaves #sustentabilidade #UnB CNI gastronomia tecnologia

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Celina Leão repudia imagem de evangélicos enlatados na Sapucaí

“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

A economia criativa e efervescente que faz o carnaval acontecer

Por SAMANTA SALLUM  Coluna Capital S/A de 16 de fevereiro  Em cada bloco, evento, desfile…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Empresas defendem negociação coletiva por setores para mudanças na jornada de trabalho

“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Diretor jurídico do BRB renuncia ao cargo

Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Cappelli vai renunciar à presidência da ABDI pela disputa ao GDF

Por SAMANTA SALLUM  O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Ações de empresas do GDF podem ser usadas como garantia para socorro ao BRB

Por SAMANTA SALLUM  O Governo do Distrito Federal (GDF) está fazendo um inventário patrimonial com…

2 semanas atrás