Confederação que representa 2 milhões de empresários vai instalar painel Gasto Brasil, em via pública, como o Impostômetro. E deu início também ao movimento nacional por mudança no sistema eleitoral. Ato teve a presença do governador da Bahia e de parlamentares do PL, PT e PSD
Por Samanta Sallum
Com a presença de representantes do Legislativo e do Executivo, lideranças das associações comerciais de todo o Brasil reuniram-se ontem para dar início à mobilização em defesa do voto distrital misto. O encontro reforçou a importância do associativismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social no país. Nos moldes do Impostômetro, criado há 20 anos, foi anunciado também o Gasto Brasil, uma “calculadora” que permitirá o monitoramento, em tempo real, dos gastos públicos da União, dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O Encontro Nacional de Associações Comerciais do Brasil foi em Salvador e teve as presenças do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do prefeito Bruno Reis (União Brasil), além de deputados federais e senadores.
“Evidentemente, o nosso movimento é político, mas não partidário. Estamos aqui para defender pautas que promovam o crescimento econômico e combatam as desigualdades”, afirmou Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Hugo Motta cria comissão
A alternativa defendida pela CACB combina o modelo de voto Distrital e o Proporcional. Um projeto de lei, do então parlamentar José Serra, tramita no Congresso desde 2017 e, este ano, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, vai criar uma comissão especial para tratar do assunto.
Reforma administrativa
A plataforma Gasto Brasil vai auxiliar a sociedade a compreender como os recursos públicos são utilizados e o impacto na vida das pessoas. O lançamento oficial será no dia 23 de abril, com a instalação de um painel, começando por São Paulo.
“Queremos alertar a população sobre como o Estado gasta o dinheiro público. Antes da reforma tributária, era preciso a reforma administrativa”, Alfredo Cotait.
CACB representa:
2,3 mil associações comerciais
26 federações
2 milhões de empresários
Painelistas do PL, do PT e do PSD
Participaram do evento como painelistas Afif Domingos (PSD/SP), presidente de honra da CACB e secretário de Projetos Estratégicos do Governo de SP; o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Joaquim Passarinho (PL/PA); o presidente da Frente do Comércio e Serviços, Domingos Sávio (PL/MG), e o vice-presidente José Neto (PT/BA); o deputado Antônio Brito (PSD/BA) e o senador Angelo Coronel (PSD/BA).
G50
O evento também foi marcado pela criação do G50, grupo que reúne as associações comerciais mais influentes do país. Nenhuma do Distrito Federal entrou no bloco. Mas, segundo a CACB, a capital federal poderá ainda integrar o grupo. A de Anápolis, em Goiás, participa do G50.
Dois séculos de associativismo
A capital baiana foi o local especialmente escolhido para o evento, porque foi onde nasceu a primeira associação comercial do país, que funciona desde 1811, num prédio histórico.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…