Estatais vão assinar compromisso com o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Enquanto nos EUA, com a eleição de Donald Trump, há um movimento de grandes empresas de abandono ao compromisso com a agenda da diversidade, no Brasil há um reforço pela manutenção dela. Especialmente das 30 estatais nacionais. O Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão será reafirmado por 30 empresas, entre elas Petrobras, Banco do Brasil, Caixa, Correios, EBC e BNDES.

As estatais federais decidiram formular um posicionamento conjunto com as ações coordenadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O documento será assinado nos próximos dias. Representantes se reuniram no prédio da Petrobras, no centro do Rio, para tratar do assunto. E reforçaram o compromisso e o aprofundamento das iniciativas previstas no pacto.

O pacto foi firmado, no ano passado, com a participação da presidente da Petrobras, Magda Chambriard; da ministra da Gestão Esther Dweck; e da diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti (foto). A iniciativa vai atingir de forma positiva cerca de 400 mil empregados e empregadas, além das cadeias de serviços e fornecedores e comunidades.

Pratique ou explique

Dentre as ações que constam do plano de trabalho está a divulgação, nos instrumentos de governança das empresas, das medidas adotadas em cumprimento dos compromissos assumidos no pacto ou a justificativa para seu eventual não cumprimento, no modelo “pratique ou explique”, usualmente adotado para as ações corporativas.

Com isso, os investidores, a sociedade e os demais públicos poderão acompanhar a evolução do que está sendo realizado.

“Esta é uma agenda que fortalece as empresas, a inovação e o Estado brasileiro. As estatais representam 6% do PIB nacional e atuam para a sociedade”, destacou Elisa Leonel, secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais. “Esse é um ótimo momento para mostrar para a sociedade brasileira que continuamos firmes e ampliando nosso posicionamento de diversidade, equidade e inclusão”, reforçou diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #BancodoBrasil #BC #BNDES #caixa #Clarice Coppetti #ClariceCoppetti #compromisso #Correios #diversidade #DonaldTrump #EBC #ElisaLeonel #equidade #EstherDweck #inclusão #MagdaChambriard #MinistériodaGestãoedaInovação #pacto #Petrobras

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Diretor da Anvisa que cuida de suspensão foi indicado pelo governo Bolsonaro”, diz Padilha sobre caso Ypê

Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

STF derruba lei do DF que restringia portarias virtuais em condomínios

Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital  Por SAMANTA SALLUM  O plenário…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Reforma Tributária: os novos prazos para optar pelo Simples Nacional

Coluna Capital S/A de 07 de maio  Por SAMANTA SALLUM  Uma resolução antecipou para setembro…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Dia das Mães sofre efeitos da guerra, do crédito caro e do endividamento das famílias

Projeção de faturamento do comércio é de R$ 14,47  bilhões. Mas setor avalia que diversos…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Continuaremos apoiando o BRB, mantendo o pagamento dos salários do Sesc e Senac no banco”, afirma Fecomércio

Por SAMANTA SALLUM  As folhas salariais do sistema S, vinculado à Federação do Comércio de…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Quem tem de resolver o problema do BRB é o GDF”, sentencia ministro da Fazenda

O chefe da área econômica do governo Lula afirmou que a conta dos prejuízos do…

1 semana atrás