“Lula dá mais atenção ao DF do que Bolsonaro”, afirma Leandro Grass

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro Grass (PV), rebateu as queixas do governador Ibaneis Rocha (MDB) do DF em relação ao presidente Lula (PT), de que ele “não gosta” de Brasília. O motivo foi a tentativa do governo federal de alterar a forma de cálculo do Fundo Constitucional do DF, o que reduziria o reajuste das verbas da União para o orçamento da capital federal. Grass afirmou, em entrevista ao programa CB Poder, de hoje, que o petista faz mais pelo Distrito Federal do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez em seu mandato.

“O presidente Lula está investindo em obras no DF, por meio do BNDES. Anunciou a expansão do Metrô, e, com isso, mais viadutos e passarelas. São R$ 445 milhões. E quanto o Bolsonaro investiu aqui? O governo Lula vai trazer mais dois Institutos Federais de Ensino Tecnológico para Brasília. E o que o Bolsonaro fez? Motociata e espalhou vírus na cidade.”,  frisou Grass.

O presidente do Iphan lembrou ainda das consequências negativas e do rastro de depredação que apoiadores de Bolsonaro deixaram na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. O Iphan fez um trabalho de restauração de peças, móveis, obras de arte que foram danificadas.

“Ser patriota não é vestir uma camisa verde amarela e sair quebrando a cidade como fizeram. Foi um desrespeito com toda a sociedade e com os símbolos da democracia.”.

Ele garantiu que, como gestor de um órgão nacional, mantém diálogo com todos os governadores e prefeitos, independentemente de partidos. “Inclusive com o governador Ibaneis Rocha. Ele que deveria ter mais diálogo e respeitar o presidente da República. Eu tenho uma função institucional, e o Iphan estará defendendo sempre o nosso patrimônio histórico, como foi no caso do Teatro Nacional”.

Leandro Grass  confirmou que pretende mais uma vez se candidatar ao Palácio do Buriti. E defendeu que o grupo progressista deve estar unido, ao ser questionado sobre a oficialização da pré-candidatura de Ricardo Cappelli (que também tem cargo no governo federal – presidência da ABDI) pelo PSB.

“A próxima eleição não será uma disputa entre esquerda e direita. Mas, sim, entre o extremismo e os que querem um país e um DF melhor, com democracia. Todos que não fazem parte desta ultradireita devem estar juntos.”

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #ABDI #BNDES #eleições2026 #FundoConstitucional #governofederal #IbaneisRocha #investimento #Iphan #LeandroGrass #Lula #RicardoCappelli #TeatroNacional Bolsonaro

Posts recentes

  • Sem categoria

Automação GS-1 Brasil inaugura em Brasília centro de inovação

Por SAMANTA SALLUM O novo Centro de Inovação e Tecnologia construído na sede da Associação…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Tarifaço dos EUA: indústria brasileira pede ajuda emergencial do governo para acesso a crédito

Coluna Capital S/A de 20 de julho Por SAMANTA SALLUM O programa Nova Indústria Brasil…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja os principais produtos brasileiros isentos do tarifaço dos EUA

Brasil conseguiu ampliar lista de itens fora da nova taxação norte-americana. Mais 429 produtos nacionais…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão convoca grande reunião de governo para fazer alerta eleitoral

Encontro com secretários e administradores regionais não entrou na agenda oficial da governadora do DF.…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta na economia do DF: inadimplência está muito acima da média nacional

Coluna Capital S/A de 15 de julho  Por SAMANTA SALLUM  A situação financeira das famílias…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Bets, taxa das blusinhas, escala 6×1, Simples Nacional e imposto do pecado: as pautas-bomba para o setor produtivo

Outra prestes a estourar é o novo tarifaço do governo dos EUA sobre os produtos…

2 semanas atrás