Aluguéis no DF são reajustados bem acima do IGP-M

Compartilhe

Demanda alta faz valores subirem e provoca maior rotatividade de inquilinos

Por Samanta Sallum

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF) apurou que os aluguéis aumentaram 24,24% entre novembro de 2023 e novembro de 2024. O Índice é bem maior que o IGP-M, que é a principal referência de reajuste dos contratos de locação. Este acumula alta de apenas 6,33% no mesmo período.

O presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, explicou à coluna que a alta nos preços dos aluguéis não reflete apenas os reajustes contratuais de permanência no imóvel. O aumento expressivo é majoritariamente atribuído aos novos contratos de locação. “Isso ocorre em função do mercado estar aquecido, por conta da alta demanda”, aponta.

Os proprietários, observando o aumento geral dos aluguéis no DF, estão menos dispostos a renovar contratos antigos sem reajustes significativos.

“Essa situação pode criar desafios tanto para inquilinos, que enfrentam os aumentos, quanto para os proprietários e imobiliárias, que podem observar maior rotatividade de locatários nos imóveis”, destaca Ovídio Maia.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

GDF acaba de receber R$ 1 bilhão do BTG para socorrer BRB

Por SAMANTA SALLUM  Somado o montante recebido pela gestora de investimentos Quadra, o Governo do…

19 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Parceria entre Senac-DF e Escritório Oscar Niemeyer vai preservar legado do arquiteto

"Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o…

20 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

“Punir uma instituição que foi vítima de maus gestores é um equívoco; é punir os correntistas”, afirma Galípolo

Presidente do Banco Central, nos bastidores, queria a ajuda do governo federal para salvar BRB;…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Roberta Miranda, Padre Fábio de Melo e Araketu participam da Semana MEI no DF

Por SAMANTA SALLUM  Dos 271 mil Microempreendedores Individuais que atuam na capital federal, 40% enfrentam…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Taxa das blusinhas deixa Alckmin de saia-justa

Comércio e indústria nacional se sentem traídos por presidente Lula. O vice Geraldo Alckmin, que…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Empresa do DF é a 3ª do país com maior faturamento no setor de atacado

Atacadão SP lidera ranking com faturamento de R$ 89 bilhões. Veja lista  Por SAMANTA SALLUM …

1 semana atrás