Aluguéis no DF são reajustados bem acima do IGP-M

Compartilhe

Demanda alta faz valores subirem e provoca maior rotatividade de inquilinos

Por Samanta Sallum

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF) apurou que os aluguéis aumentaram 24,24% entre novembro de 2023 e novembro de 2024. O Índice é bem maior que o IGP-M, que é a principal referência de reajuste dos contratos de locação. Este acumula alta de apenas 6,33% no mesmo período.

O presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, explicou à coluna que a alta nos preços dos aluguéis não reflete apenas os reajustes contratuais de permanência no imóvel. O aumento expressivo é majoritariamente atribuído aos novos contratos de locação. “Isso ocorre em função do mercado estar aquecido, por conta da alta demanda”, aponta.

Os proprietários, observando o aumento geral dos aluguéis no DF, estão menos dispostos a renovar contratos antigos sem reajustes significativos.

“Essa situação pode criar desafios tanto para inquilinos, que enfrentam os aumentos, quanto para os proprietários e imobiliárias, que podem observar maior rotatividade de locatários nos imóveis”, destaca Ovídio Maia.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Juíza manda governo parar de patrocinar redes sociais pelo fim da 6×1

Justiça determina ao governo federal que suspenda  anúncios pagos sobre mudança na escala de trabalho.…

44 minutos atrás
  • Sem categoria

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a renegociar dívidas

Serão destinados R$ 100 milhões para amortizar endividamento de até 250 mil empresas do setor…

3 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final das inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por SAMANTA SALLUM  As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026 estão…

4 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Flávio Bolsonaro, Caiado e Zema confirmam encontro na Confederação da Indústria

Por SAMANTA SALLUM  A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um chamamento aos pré-candidatos à…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

DF é destaque em premiação nacional do setor atacadista

Grupo Dia a Dia e Sobebe Distribuição receberam troféus entre as maiores e melhores empresas…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BETs dobram faturamento e já pagam impostos como o agro

Balanço das operações, desde a regulamentação das apostas on-line, aponta aumento de apostadores. Mas também…

2 dias atrás