Demanda alta faz valores subirem e provoca maior rotatividade de inquilinos
Por Samanta Sallum
O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF) apurou que os aluguéis aumentaram 24,24% entre novembro de 2023 e novembro de 2024. O Índice é bem maior que o IGP-M, que é a principal referência de reajuste dos contratos de locação. Este acumula alta de apenas 6,33% no mesmo período.
O presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, explicou à coluna que a alta nos preços dos aluguéis não reflete apenas os reajustes contratuais de permanência no imóvel. O aumento expressivo é majoritariamente atribuído aos novos contratos de locação. “Isso ocorre em função do mercado estar aquecido, por conta da alta demanda”, aponta.
Os proprietários, observando o aumento geral dos aluguéis no DF, estão menos dispostos a renovar contratos antigos sem reajustes significativos.
“Essa situação pode criar desafios tanto para inquilinos, que enfrentam os aumentos, quanto para os proprietários e imobiliárias, que podem observar maior rotatividade de locatários nos imóveis”, destaca Ovídio Maia.
Com o resultado, a CEB agora avaliará o eventual exercício de seu direito de preferência,…
Coluna Capital S/A de 08 de outubro Por SAMANTA SALLUM Em mensagem encaminhada aos presidentes…
Coluna Capital S/A de 7 de outubro Por SAMANTA SALLUM O Distrito Federal perdeu voz…
Por SAMANTA SALLUM Do volume de bebidas destiladas, 28% são de bebidas ilegais que são…
Coluna Capital S/A de 3 de outubro Por SAMANTA SALLUM Do volume de bebidas destiladas,…
Coluna Capital S/A de 02 de outubro Por SAMANTA SALLUM O governo federal decidiu reagir…