Presídio do SIA será desativado e detentos irão para a Papuda

Compartilhe

Portaria conjunta foi assinada entre a Secretaria de Administração Penitenciária e a de Obras para construção de novo centro prisional com 1,5 mil vagas

Por Samanta Sallum

Uma demanda do setor empresarial,  e especialmente da Câmara de Dirigentes Lojistas, será atendida pelo GDF. A entidade argumentava, há anos, que o presídio existente no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) era um desvio de ocupação. O secretário de governo, José Humberto Pires, representando o governador Ibaneis Rocha, em evento na CDL/DF, anunciou que o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) será desativado. Para isso, será construído um outro na área da Papuda.

A informação foi reforçada pelo administrador do SIA, Bruno Oliveira, que também participou do encontro. Ao blog Capital S/A, o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, confirmou a medida.

“Não queremos mais preso algum no SIA. Todos serão transferidos para o novo presídio, quando ficar pronto. É uma determinação do governador”, disse.

Atualmente, há 1,5 mil detentos de regime semi-aberto no presídio do SIA. Eles serão transferidos para um novo centro prisional no complexo da Papuda. Mas ainda não há previsão de quando começará a obra.

Teles também adiantou que será construída uma colônia industrial na Papuda para que os presos, em regime fechado, trabalhem em atividades do setor, e se capacitem profissionalmente em novas atividades.

Despedida

O anúncio da desativação do presídio ocorreu durante evento na sede da CDL, no SIA, que marcou a despedida de Wagner da Silveira da presidência da entidade, depois de dois mandatos consecutivos. O empresário Eduardo Pereira Neto assumirá a gestão da Câmara, que tem 3,5 mil associados.

“O CPP traz insegurança para o SIA e é um claro desvio de ocupação do espaço. O que precisamos aqui é de uma escola para que os filhos dos funcionários das empresas possam estudar próximo ao trabalho dos pais”, destacou Wagner da Silveira.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Instalei hoje auditoria externa e independente”, diz presidente do BRB em reunião com empresários do DF

Por SAMANTA SALLUM  Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta ao Banco Central, Anatel e governo para combate a golpes digitais em idosos

Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Aprovação do PDOT dá sinal verde para regularização de 28 regiões

Coluna Capital S/A de 28 de novembro  Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

As voltas que o mundo dá: o sobe e desce de Paulo Henrique e Nelson Souza no BRB

Coluna Capital S/A de 27 de novembro  Por SAMANTA SALLUM  Nelson Souza era para ter…

1 semana atrás