Iphan vai definir altura dos prédios no novo bairro Jóquei Clube

Compartilhe

Projeto para mais uma região residencial avança, como também o de atualização do PDOT. E depois de muita polêmica, governador assina hoje decreto de regulamentação do PPCUB

Por Samanta Sallum

A criação do bairro chamado Setor Jóquei Clube (SJC), na Região Administrativa de Vicente Pires, foi aprovada pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). A expectativa agora é sobre a altura dos prédios. O setor imobiliário espera a liberação para que os edifícios possam ter de nove a 12 andares, como em Águas Claras. Mas a projeto aprovado no Conplan segue a portaria do Iphan para áreas no entorno da região tombada de Brasília, que limita a seis andares com o pilotis. Há ainda a possibilidade legal do Iphan avaliar, perante consultas específicas, a permissão para construções mais altas.

O governador Ibaneis Rocha vai assinar em breve o decreto da criação do bairro, o que permitirá à Terracap abrir a licitação das projeções para as construtoras.

O novo bairro foi projetado para ter:

51,9 mil moradores

17,3 mil apartamentos

Assinatura da Regulamentação do PPCUB

Depois de muita polêmica, o governador assina nesta manhã o decreto de regulamentação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). O setor produtivo, incluindo o imobiliário, foi convidado para a solenidade no Palácio do Buriti.

Parâmetros para licenças de funcionamento

A regulamentação da lei que foi aprovada antes pela Câmara e já sancionada pelo GDF traz agora os parâmetros para emissão das licenças de viabilidade de funcionamento de atividades comerciais. Inúmeros pedidos estão parados nas administrações das regiões da área tombada aguardando a regulamentação. Será referência para que os empreendedores possam se estabelecer dentro da lei.

Enquanto isso, o PDOT avança

A próxima grande discussão sobre o futuro urbanístico do Distrito Federal a chegar à Camara Legislativa será a atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). A previsão é de que o projeto de lei seja encaminhado pelo GDF para apreciação dos distritais em abril do ano que vem.

Já foram realizadas 54 audiências públicas em diversas regiões administrativas. A próxima será neste sábado, às 9h, no auditório da Fepecs, na quadra 3 do Setor Médico Hospitalar Norte (SMHN). Será apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação o diagnóstico do resultado de todas as reuniões anteriores.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #CLDF #Feceps #GDF #IbaneisRocha #Iphan #JóqueiClube #Novacap #Pdot #PPCUB #setorimobiliário Conplan

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Veja os principais produtos brasileiros isentos do tarifaço dos EUA

Brasil conseguiu ampliar lista de itens fora da nova taxação norte-americana. Mais 429 produtos nacionais…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão convoca grande reunião de governo para fazer alerta eleitoral

Encontro com secretários e administradores regionais não entrou na agenda oficial da governadora do DF.…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta na economia do DF: inadimplência está muito acima da média nacional

Coluna Capital S/A de 15 de julho  Por SAMANTA SALLUM  A situação financeira das famílias…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Bets, taxa das blusinhas, escala 6×1, Simples Nacional e imposto do pecado: as pautas-bomba para o setor produtivo

Outra prestes a estourar é o novo tarifaço do governo dos EUA sobre os produtos…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

TCU aponta país despreparado para enfrentar El Niño: setor produtivo apreensivo com efeito na economia

Pecuária deve ser a atividade mais afetada no Centro-Oeste e no Norte. Redução na oferta…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Mudança no comando da Neoenergia no DF acontece dias depois de reunião com Celina

A empresa promoveu trocas de gestão na  Bahia, no Rio Grande do Norte e em…

2 semanas atrás