Número de brasilienses que não paga dívidas bate recorde

Compartilhe

Em um ano, inadimplência na capital federal aumentou 131%. Comércio faz alerta para risco de calote

Por Samanta Sallum

Atualmente, pelo menos 800 mil pessoas no Distrito Federal estão endividadas. E, destas, mais da metade (417 mil) está com as contas em atraso. Cerca de 230 mil dizem que não terão condições de pagar o que devem. É o maior número registrado desde agosto de 2023.

Cerca de 75,7% das famílias na capital federal têm dividas. A inadimplência, em um ano, saltou de 17% (agosto/2023) para 39,4% (agosto/2024). Um aumento de 131,76%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio.

O número de pessoas que dizem não ter condições de pagar dívidas passou de 8,1%, em agosto de 2023, para 21,9%, em agosto de 2024. Isso representa mais 147.663 pessoas com dificuldades financeiras.

Momento de alerta e preocupação

“De fundamental influência para aquecer o comércio, o índice de endividamento das famílias no Distrito Federal entrou em ponto de alerta, haja vista o número recorde de pessoas inadimplentes. Isso compromete a capacidade de pagamento e eleva o risco de calote, ou seja, de que as pessoas que não tenham condições de honrarem com suas dívidas”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #calote #capitalfederal #CNC #dificuldadefinanceira #divídas #economia #endividamento. #Fecomércio-DF #inadimplência #JoséAparecidoFreire comércio Peic

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Alerta na economia do DF: inadimplência está muito acima da média nacional

Coluna Capital S/A de 15 de julho  Por SAMANTA SALLUM  A situação financeira das famílias…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Bets, taxa das blusinhas, escala 6×1, Simples Nacional e imposto do pecado: as pautas-bomba para o setor produtivo

Outra prestes a estourar é o novo tarifaço do governo dos EUA sobre os produtos…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

TCU aponta país despreparado para enfrentar El Niño: setor produtivo apreensivo com efeito na economia

Pecuária deve ser a atividade mais afetada no Centro-Oeste e no Norte. Redução na oferta…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Mudança no comando da Neoenergia no DF acontece dias depois de reunião com Celina

A empresa promoveu trocas de gestão na  Bahia, no Rio Grande do Norte e em…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Eliminação do Brasil reduz ritmo do comércio, mas jogos ainda movimentam bares e eventos

Por SAMANTA SALLUM  A eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

PO Shoppings conquista Ouro, Prata e Bronze no Prêmio Abrasce 2026

Por SAMANTA SALLUM  O grupo PO Shoppings conquistou troféus de ouro, prata e bronze no…

1 semana atrás