Banco dos Brics avança na parceria para financiar 94 milhões de euros em projeto na capital federal
Por Samanta Sallum
O presidente da Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública (CEB Ipes), Edison Garcia, e a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, estão avançando nas tratativas do contrato de financiamento de cerca de 94 milhões de euros para a construção de usina fotovoltaica no DF. Com 100 a 120 megas de potência, ela fornecerá energia à presidência da República, ao GDF e à EBC.
Os dois estão em evento do Banco, na África do Sul, nesta semana. O nome do projeto é Brasília – Capital da energia solar. A energia produzida poderá ser vendida para outros órgãos públicos federais e distritais na DF.
Compra de 120 mil luminárias
Em outra frente, a CEB finaliza, nesta semana, duas contratações, com recursos próprios, que preveem a aquisição de mais de 120 mil luminárias. Com essa iniciativa, a iluminação pública da capital federal chegará a 80% de luminárias de LED.
A aquisição foi realizada em dois processos distintos provenientes de adesão de ata de registro de preços. Os contratos chegam ao valor de R$ 64 milhões.
O primeiro contrato, em conclusão nesta semana (fase de homologação), contempla a compra de luminárias de LED em quatro lotes com potências de 40 watts a 240 watts. Esses equipamentos serão destinados à modernização de diversas regiões do DF.
O segundo contrato já foi celebrado e envolve a aquisição luminárias de 150 watts, provenientes de uma ata de registro de preços que prevê a compra de até 16 mil unidades. A primeira remessa dessas luminárias, cerca de 6 mil, está prevista para chegar nos próximos 15 dias. A iniciativa faz parte do Programa Luz que Protege.
Prazo até 2026
Atualmente, o DF já conta com 135 mil lâmpadas de LED. Segundo a CEB, o objetivo é que até 2026 toda a iluminação pública seja composta por essa tecnologia, para oferecer mais segurança e economia.
“A CEB deu um importante passo na modernização da infraestrutura de iluminação pública do Distrito Federal ao finalizar o processo para aquisição das luminárias de LED.”, disse à coluna o presidente da CEB, Edison Garcia, que está na África do Sul participando de um evento dos BRICs.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …