Banco dos Brics avança na parceria para financiar 94 milhões de euros em projeto na capital federal
Por Samanta Sallum
O presidente da Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública (CEB Ipes), Edison Garcia, e a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, estão avançando nas tratativas do contrato de financiamento de cerca de 94 milhões de euros para a construção de usina fotovoltaica no DF. Com 100 a 120 megas de potência, ela fornecerá energia à presidência da República, ao GDF e à EBC.
Os dois estão em evento do Banco, na África do Sul, nesta semana. O nome do projeto é Brasília – Capital da energia solar. A energia produzida poderá ser vendida para outros órgãos públicos federais e distritais na DF.
Compra de 120 mil luminárias
Em outra frente, a CEB finaliza, nesta semana, duas contratações, com recursos próprios, que preveem a aquisição de mais de 120 mil luminárias. Com essa iniciativa, a iluminação pública da capital federal chegará a 80% de luminárias de LED.
A aquisição foi realizada em dois processos distintos provenientes de adesão de ata de registro de preços. Os contratos chegam ao valor de R$ 64 milhões.
O primeiro contrato, em conclusão nesta semana (fase de homologação), contempla a compra de luminárias de LED em quatro lotes com potências de 40 watts a 240 watts. Esses equipamentos serão destinados à modernização de diversas regiões do DF.
O segundo contrato já foi celebrado e envolve a aquisição luminárias de 150 watts, provenientes de uma ata de registro de preços que prevê a compra de até 16 mil unidades. A primeira remessa dessas luminárias, cerca de 6 mil, está prevista para chegar nos próximos 15 dias. A iniciativa faz parte do Programa Luz que Protege.
Prazo até 2026
Atualmente, o DF já conta com 135 mil lâmpadas de LED. Segundo a CEB, o objetivo é que até 2026 toda a iluminação pública seja composta por essa tecnologia, para oferecer mais segurança e economia.
“A CEB deu um importante passo na modernização da infraestrutura de iluminação pública do Distrito Federal ao finalizar o processo para aquisição das luminárias de LED.”, disse à coluna o presidente da CEB, Edison Garcia, que está na África do Sul participando de um evento dos BRICs.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…