Brasileiro é o que mais leva lista de compras ao supermercado

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O brasilieiro é o que mais tem o hábito de ir ao supermercado com uma lista bem definida de compras para não extrapolar nos gastos. Aliado a isso, há um comportamento novo no consumidor: ele vem abrindo mão de marcas em busca de melhores preços. É o que revela pesquisa apresentada na 43ª Convenção da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD). O levantamento da NielsenIQ, com atuação em 90 países, aponta que 53% dos brasileiros definem previamente os itens de compra para o abastecimento doméstico. A média global é de 46%.

“Os brasileiros sentem que estão numa situação melhor do que há um ano. Mas estão ainda saindo de um cenário difícil, ainda estão endividados. Então, as pessoas ainda sentem a pressão no bolso e buscam não desperdiçar dinheiro na hora de abastecer seu lar”, explicou à coluna Domenico Tremarolli, diretor da NielsenIQ.

Doações para RS puxaram consumo em maio

O setor atacadista/distribuidor registrou crescimento em maio. A avaliação é de que a vontade dos brasileiros de fazer doações para a população do Rio Grande do Sul, atingida pelas enchentes, fez aumentar o consumo. As pessoas compraram, além de produtos para seu próprio uso, itens para doar. Houve aumento na procura por água, óleo e outros mantimentos.

Arroz garantido

A Abad informou que os fornecedores brasileiros de arroz garantiram ter o produto e que não há ameaça de falta por causa das enchentes no Sul. Foi registrado aumento, de uma semana para outra, em maio, de 20% nos preços, mas a tendência é de que eles estabilizem.

Delegação brasiliense

O presidente do Sindiatacadista-DF, Álvaro Silveira Jr, está participando do evento. O setor na capital federal vem crescendo de forma expressiva e ganhando destaque nacional. Empresas de Brasília aparecem no top 10 das maiores em faturamento do país. E serão premiadas hoje no evento que ocorre em Atibaia (SP).

Crescimento acumulado em 2024

Os mais recentes dados do Termômetro ABAD NielsenIQ, pesquisa mensal responsável por detalhar o faturamento médio do atacadista distribuidor nacional, mostram crescimento do setor de +5,7% no acumulado do ano. Os dados foram apresentados ontem pelo presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini. A entidade reúne mais de 3 mil associados, atendendo diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios do país.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Esta aí a resposta para quem me subestimou. A ideia foi minha”, diz Celina sobre ação no STF

Por SAMANTA SALLUM  Perguntada de quem foi iniciativa de entrar com ação judicial no Supremo…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Governo federal aceitou ajudar BRB para não “desmoralizar” Judiciário

Por SAMANTA SALLUM  Um dos fatores determinantes para o ministro da Fazenda, Dario Durigan, mudar…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Projeto de lei Brasil contra as Bets une bolsonaristas e lulistas no Congresso

Postagem da cantora Anitta colaborou com movimento nacional e pluripartidário que pede a proibição das…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Banco do Brasil e Caixa vão participar de garantia à operação de empréstimo ao BRB

Representante do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) participou de reunião no STF para fechar acordo.…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Confira as lojas que vão oferecer produtos sem imposto, nesta quinta-feira, no DF

A previsão, neste ano, é de que 120 lojistas participem da ação. Em 2025,3 mil vendas…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

GDF, governo federal e BRB vão assinar acordo judicial para salvar banco

Ministério da Fazenda está mediando junto a bancos privados a concessão de empréstimo de R$…

7 dias atrás