Abras garante que há abastecimento de arroz nos supermercados

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Entidade orienta consumidor a fazer pesquisa de preços

Por Samanta Sallum

A Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS tem participado das discussões intersetoriais com o Poder Executivo sobre o abastecimento de arroz no mercado interno, bem como das questões logísticas, de preços de comercialização do produto a ser importado pelo Governo Federal para manter o consumo interno.

No que se refere aos preços, de acordo com o Abrasmercado – indicador que acompanha a variação da cesta de 35 produtos de largo consumo – o arroz vinha registrando recuo nos meses de março e abril com a maior oferta do grão no mercado interno devido ao período da colheita. No entanto, entre 25 de abril e 28 de maio, os preços do pacote de 5kg do arroz tipo 1 subiram, em média, +1,08%, para o produto da categoria de maior preço, que passaram de R$ 46,45 para R$ 46,95.

Já na faixa de preço mínimo, a variação foi de + 11,31%, passando de R$ 22,90 para R$ 25,49. Para a faixa de preço médio, a variação foi de +5,01%, saindo de R$ 32,75 para R$ 34,39.

A Abras garante que, por ora, os níveis de estoques operam dentro da normalidade. E orienta o consumidor a pesquisar preços e promoções nas lojas físicas e no e-commerce. Atualmente, há mais de 60 marcas de arroz no mercado e diferentes preços para compor a cesta de abastecimento dos lares.

Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta no quadrimestre

O Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,07% no quadrimestre (janeiro a abril), de acordo com monitoramento mensal realizado pela Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. “O consumo segue a trajetória positiva, sendo beneficiado pela melhora nos indicadores de trabalho e renda, antecipação de recursos, manutenção dos programas de transferência de renda. Contudo, continuamos monitorando a influência dos fatores climáticos que vem ocorrendo desde o ano passado, com ondas de calor e chuvas intensas que afetam a oferta de alguns alimentos nas principais regiões produtoras e tendem a impactar os preços ao consumidor”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.

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