Maioria das mortes no trânsito está concentrada em apenas 20% dos municípios do país

Compartilhe

Ocorrências são mais registradas nos centros urbanos do que nas rodovias

Por Samanta Sallum

A violência no trânsito mata, em média, por ano, no Brasil, 35 mil pessoas. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima em R$ 50 bilhões o custo econômico resultado dos acidentes. Educação, fiscalização, punição e mais engenharia de trânsito são as linhas de trabalho do atual do Secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão. Às vésperas do Maio Amarelo, mês de campanha de cidadania no trânsito, o gestor, em entrevista ao programa CB Poder, da TV Brasília, apontou que 80% das mortes nas vias estão concentradas em apenas 20% dos municípios do país. E que ocorrem mais em centros urbanos do que nas rodovias.

Ele explicou que cidades do interior de estados estão registrando aumento de mortos como um reflexo do crescimento populacional e econômico das regiões. Deu como exemplo o município de Sobral, no Ceará; e também Arapiraca, em Alagoas, que tem números semelhantes aos da capital do estado, Maceió. “São situações fora de curva, as quais estamos monitorando”, disse.

O secretário falou sobre novidades na Carteira Digital de Trânsito, que tem mais de 50 milhões de usuários. “Foi uma determinação do ministro Renan Filho ampliar e aperfeiçoar a CDT, para se tornar um leque de serviços disponíveis aos cidadãos”, destacou. Será agregada a identificação de placas de idosos para que possam estacionar sem precisar colocar o documento físico de identificação no veículo.

O Registro Nacional de Estatísticas e Sinistros de Trânsito (Renaest) também está passando por mudanças, com o início da fase de testes de um aplicativo no qual os próprios agentes de trânsito passam a alimentar a base estatística da Senatran.

Semana Nacional de Trânsito

Pela primeira vez na história do Governo Federal, o tema da Semana Nacional de Trânsito foi decidido por meio da participação popular via internet e chancelada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Cerca de 4 mil pessoas, representando a sociedade civil, escolheram a frase “Paz no trânsito começa por você!

O Maio Amarelo é um dos eventos mais importantes na agenda da Senatran, que envolve o engajamento de órgãos de trânsito e da sociedade com boas práticas para evitar acidentes e mortes no trânsito.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

19 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Instalei hoje auditoria externa e independente”, diz presidente do BRB em reunião com empresários do DF

Por SAMANTA SALLUM  Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta ao Banco Central, Anatel e governo para combate a golpes digitais em idosos

Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Aprovação do PDOT dá sinal verde para regularização de 28 regiões

Coluna Capital S/A de 28 de novembro  Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…

1 semana atrás