Curso para empreender chega a aldeias indígenas

Compartilhe

Projeto de Sebrae chega pela primeira vez a esse perfil de comunidades. Será no MS, que concentra a terceira maior população de índios do país

Por Samanta Sallum

Distante 12 quilômetros da cidade de Brasilândia, na região Costa-Leste de Mato Grosso do Sul, a aldeia Ofaié, que conta atualmente com 106 integrantes, receberá a primeira edição do curso Empretec, do Sebrae, voltado a um público indígena. A capacitação para desenvolver as características empreendedoras será aplicada entre os dias 8 e 13 de abril, exclusivamente a um grupo de mulheres artesãs da comunidade, que realiza trabalhos manuais com tecidos.

Pela relevância da ação, na sexta-feira, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, fará uma visita técnica ao local para conhecer as atividades e as participantes. Mato Grosso do Sul será o 18º estado visitado por ele no projeto “Sebrae pelo Brasil”, cuja programação também inclui agenda na capital, Campo Grande.

MS possui hoje a terceira maior população indígena do país, com mais de 116 mil indivíduos, segundo IBGE. Essa população cresceu 51% entre os anos de 2010 e 2022 no estado. O curso Empretec foi levado a Brasilândia no formato “Rural” por meio do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS realizada em parceria com a Prefeitura Municipal para a transformação da economia local.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Alerta na economia do DF: inadimplência está muito acima da média nacional

Coluna Capital S/A de 15 de julho  Por SAMANTA SALLUM  A situação financeira das famílias…

9 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Bets, taxa das blusinhas, escala 6×1, Simples Nacional e imposto do pecado: as pautas-bomba para o setor produtivo

Outra prestes a estourar é o novo tarifaço do governo dos EUA sobre os produtos…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

TCU aponta país despreparado para enfrentar El Niño: setor produtivo apreensivo com efeito na economia

Pecuária deve ser a atividade mais afetada no Centro-Oeste e no Norte. Redução na oferta…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Mudança no comando da Neoenergia no DF acontece dias depois de reunião com Celina

A empresa promoveu trocas de gestão na  Bahia, no Rio Grande do Norte e em…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Eliminação do Brasil reduz ritmo do comércio, mas jogos ainda movimentam bares e eventos

Por SAMANTA SALLUM  A eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

PO Shoppings conquista Ouro, Prata e Bronze no Prêmio Abrasce 2026

Por SAMANTA SALLUM  O grupo PO Shoppings conquistou troféus de ouro, prata e bronze no…

1 semana atrás