Empresas investem em caminhões 100% a biodiesel

Compartilhe

Ato na Esplanada defenderá mais uso do combustível que reduz emissões de CO2

Por Samanta Sallum

Por lei, o Brasil mistura obrigatoriamente 14% de biodiesel nacional e renovável ao óleo diesel, com a finalidade de reduzir as emissões de CO2 geradas pela queima do combustível fóssil. No entanto, caminhões de montadoras, como Scania e Volvo, começaram a rodar agora em março apenas com biodiesel nos tanques: uma revolução tecnológica ambiental. Esses veículos pesados estarão pela primeira vez sendo exibidos ao público na capital federal.

Será na quarta-feira (27), das 8h às 14h, em frente ao Ministério dos Transportes, com a presença dos Ministros Alexandre Silveira; e de Carlos Fávaro, da Agricultura. A mostra consta da programação paralela do seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”, que acontecerá no auditório do Ministério dos Transportes.

A iniciativa é da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove); da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio); União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio); e da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio).

Resultados no transporte logístico

Autonomia equivalente à do diesel fóssil e menos emissão de gás carbônico: esses foram os resultados da 1ª fase de testes realizados pela companhia JBS para avaliar o uso de biodiesel 100% – totalmente de origem biológica – no transporte logístico da empresa. Na comparação ao combustível convencional, o lançamento de CO2 na atmosfera foi 80% menor.

Turnê Coldplay

Além de caminhões, serão expostos amanhã na Esplanada grupos de geradores também movidos 100% a biodiesel. Equipamentos como esses foram utilizados, por exemplo, na turnê da banda Coldplay no Brasil.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: ##emissão #Abiove #AlexandreSilveira #Aprobio #biodiesel #CarlosFávaro #CO2 #Coldplay #FPBio #Ubrabio

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Comissão Cruls: livro celebra Brasília com diários inéditos sobre a saga à nova capital

Por SAMANTA SALLUM Diários inéditos do engenheiro Hastimphilo de Moura, integrante da Comissão Cruls, viraram…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão volta atrás e mantém Raquel Galvão no Iprev

Presidência do órgão é por mandato e atual gestora fica até junho. Por isso, há…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão troca comando do Iprev e do Inas

A crise do Banco de Brasília também atingiu o Iprev, que investiu R$ 6,5 milhões…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Deal Mode” no BRB: corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Então presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, era “mandatário”’de Daniel Vorcaro. Missão: fazer…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Depois de acesso à investigação sigilosa, Vorcaro mandou suspender propina a PHC

Por SAMANTA SALLUM  A teia de influência de Daniel Vorcaro em diversas esferas de Poder…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Itaú Unibanco confirma que vai comprar ativos do BRB

Bradesco também está na negociação. em consórcio e informou à CVM Por SAMANTA SALLUM  O…

1 semana atrás