Por Samanta Sallum
O governador Ibaneis Rocha assinou hoje, pela manhã, no Palácio do Buriti, a mensagem que será enviada à Câmara Legislativa do DF com o Projeto de Lei Complementar do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). O ato tem forte simbolismo, pois o texto vem sendo discutido há 15 anos, numa longa novela de vai e vem entre Executivo e Legislativo local. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, irá pessoalmente, às 14h, entregar o projeto ao presidente da Câmara, Wellington Luiz (MDB). E fará uma apresentação oficial da proposta a todos os deputados distritais e também aos representantes do setor produtivo.
“Convidei todos, tanto nossos parlamentares como as entidades empresariais, para participarem deste encontro”, disse Wellington à coluna. “Acredito que 60 dias é um prazo suficiente para votarmos o projeto de forma segura. Que seja um processo sem atropelos, mas também sem morosidade”, reforçou o distrital.
Apelo
O secretário Marcelo Vaz disse à coluna que pretende fazer um apelo para que os distritais não façam muitas alterações. “Vou tentar sensibilizar os deputados quanto à segurança jurídica que já temos no texto final a ser apresentado, que passou por audiências públicas, pela aprovação do Conplan e do Iphan. É uma proposta madura e tecnicamente respaldada”, contou.
Setor Comercial Sul de fora
Para o GDF, o projeto não apresentará polêmicas. A parte que poderia gerar mais discussões seria sobre o uso residencial do Setor Comercial Sul, mas esta ficou de fora. Será algo tratado futuramente e de forma pontual.
Desenvolvimento sustentável
“O PPCUB irá promover o desenvolvimento sustentável do Plano Piloto aliado à Preservação Histórica e Cultural, item fundamental para a manutenção da nossa identidade arquitetônica. A Ademi-DF acompanhou esse projeto desde o início, participando de todas as reuniões abertas ao público, e está de acordo com todos os pontos ali contidos”, destaca o presidente da Ademi/DF, Roberto Botelho.
Na justificativa do projeto, o GDF afirma a garantia de gestão mais eficaz da região, aliando preservação e desenvolvimento sustentável. “A presente proposta de Lei Complementar do PPCUB vem consolidar e atualizar a normativa de uso e ocupação do solo para lotes e projeções registrados em cartório ou implantados pelo Poder Público nas áreas integrantes das Regiões Administrativas do Plano Piloto, Cruzeiro, Candangolandia, Sudoeste/Octogonal e Setor de Indústrias Gráficas. Vem sistematizar as bases da legislação de preservação deste importante conjunto urbano tombado em nível distrital e federal e inscrito na Unesco como Patrimônio da Humanidade: assim como vem definir as diretrizes básicas para o desenvolvimento de planos, programas e projetos do escolpo do Plano de Desenvolvimento Local das áreas integrantres da Unidade de Planejajmento Territorial Central – UPT.”
Por SAMANTA SALLUM A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF concedeu,…
Por SAMANTA SALLUM A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, de…
Por SAMANTA SALLUM Auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que…
CEO de umas das maiores empresas de assessoria financeira do país afirmou, em entrevista à…
Já está faltando gasolina e diesel na capital federal. Redução de impostos não deve segurar…
Líder do PSD tinha na programação reunião com os 50 maiores clientes da InvestSmart para…