D05A253E-7D1A-49F4-88EF-80FBEBE756BC

Programa Elas Exportam apoia empresárias a atuar no comércio exterior

Publicado em Coluna Capital S/A

Prazo de inscrições para mentoria do MDIC e da Apex foi prorrogado até a próxima quarta-feira (28/2)

Por Samanta Sallum

Pesquisa feita pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em 2023 constatou que apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras são lideradas por mulheres. “Nosso compromisso é ampliar a participação feminina nesse mercado de atuação”, afirma Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior.

O MDIC lançou, em parceria com a ApexBrasil, a segunda edição do Elas Exportam, programa de mentoria que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior.  As inscrições foram prorrogadas até quarta-feira, dia 28.

Nesta edição, serão 30 duplas, com foco nos setores de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil.

Açaí para o mundo

Sócia-diretora da empresa Amazon Tasty, Leandra Goes foi participante da edição passada e deslanchou. Ela começou com a ideia de exportar polpas de açaí, e hoje produz ‘sorbet’ (creme de açaí sem leite e sem glúten). Estava na semana passada em Dubai com a Apex.

“No início, eu sabia que queria exportar. Contudo, eu não sabia como exportar o nosso produto, que é o açaí. Toda a equipe do “Elas Exportam” desempenhou papel fundamental. Tratamos de marketing, negociações internacionais, propriedade intelectual e treinamento de pitch. É um programa que nos apoia e motiva para tirar o projeto do papel e dar continuidade ao Plano de Exportação”, conta Leandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*