Brasil volta ao ranking das 50 economias mais inovadoras do mundo. Veja a lista

Compartilhe

O país avançou 5 posições, lidera na América Latina e está no 49º lugar no Índice Global. Ecoinovação é prioridade da indústria

Por Samanta Sallum

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 47% das indústrias brasileiras têm projetos ou plano de ação formal em ecoinovação. As que integram a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) – grupo coordenado pela CNI formado por mais de 500 empresas –, a ecoinovação já é uma realidade. De acordo com os dados, 78% fazem parte da MEI têm planos de ação ou projetos em andamento.

A ecoinovação resulta na redução do impacto ambiental, a descarbonização dos processos industriais. A pesquisa da CNI foi apresentada no 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que acontece hoje e amanhã em São Paulo Expo. Realizado em parceria com o Sebrae, é o maior evento de inovação da América Latina.  Foi anunciado também na abertura do evento o Índice Global de Inovação.

O Brasil ganhou cinco posições na comparação com o ranking de 2022 e agora ocupa o 49º lugar entre 132 países, passando a ser o primeiro colocado da América Latina.

Mesmo com os ganhos de posições, sustentado pelo terceiro ano consecutivo, a colocação brasileira ainda é considerada aquém do potencial do país, que hoje tem a 10ª maior economia do mundo. A melhor posição do Brasil no IGI foi em 2011, em que chegou ao 47 º lugar.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade (foto), afirma que, apesar de um quadro positivo, a velocidade de adoção da ecoinovação poderia ser maior no país.

“Há sinais de que o processo está se ampliando. O desafio agora é apoiar pequenas empresas a embarcar nessa jornada, uma tendência que inevitavelmente deverá fazer parte dos planos estratégicos da indústria brasileira”, destaca.

Ranking:

Top 10 – Índice Global de Inovação (IGI)

1º – Suíça
2º – Suécia
3º – Estados Unidos
4º – Reino Unido
5º – Singapura
6º – Finlândia
7º – Holanda
8º – Alemanha
9º – Dinamarca
10º – Coreia do Sul

Posição do Brasil em relação aos países da América Latina

49 – Brasil

52 – Chile

58 – México

63 – Uruguai

66 – Colômbia

73 – Argentina

74 – Costa Rica

76 – Peru

Posição do Brasil em relação aos países dos Brics

12 – China

40 – Índia

49 – Brasil

51 – Rússia

59 – África do Sul

A classificação é divulgada anualmente, desde 2007, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI – WIPO, na sigla em inglês), em parceria com o Instituto Portulans e o apoio de parceiros internacionais – no caso do Brasil, a CNI e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), parceiras na produção e divulgação do IGI desde 2017.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Ciclone em São Paulo faz voos de Brasília retornarem à capital federal

Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Zema diz que Lula conduz economia com “anabolizantes”; e reafirma candidatura à presidência

Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que  campo…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Expectativa do comércio para o Natal tem queda em relação ao ano passado

Coluna Capital S/A de 9 de dezembro  Por SAMANTA SALLUM  O comércio do DF espera…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

1 semana atrás