Por Samanta Sallum
Duas importantes reuniões aproximaram o presidente do Sindvarejista-DF do núcleo do governo federal que está construindo a pauta para as micro e pequenas empresas. O presidente da entidade, o empresário Sebastião Abritta, se reuniu ontem com o Secretário Nacional da Micro e Pequena Empresa do MDIC, Milton Coelho; com Valdir Oliveira, ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico do DF e com o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Na pauta, a defesa da correção da tabela do Simples Nacional e a atualização do valor da faixa do regime tributário no DF, que está defasado desde 2018. No âmbito federal, foi elevado para R$ 4,8 milhões, mas em Brasília permanece R$ 3,6 milhões. Assim, pequenas empresas que faturam menos do teto nacional estão pagando mais imposto, na mesma faixa das maiores.
O Pronampe também esteve entre os temas da reunião. Abritta criticou a alta taxa de juros que vem empurrando milhares de pequenas empresas à inadimplência no programa.
Ficou acertado que o presidente do Sindivarejista participará da próxima reunião do Fórum da Micro e Pequena Empresa, onde apresentará propostas. O Secretário Milton Coelho se comprometeu também a marcar uma reunião com o Vice-Presidente e ministro Geraldo Alckmin.
“O varejo é a principal porta de entrada do empreendedorismo. O importante neste momento é a união de todos em prol da geração de emprego e renda no país. Esse encontro foi muito importante para isso”, disse Abritta à coluna.
Ele convidou o presidente do Sebrae para 38o Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais do Comercio de Bens, Serviços e Turismo que acontecerá em Natal, em agosto.
Interlocução
Com bom trânsito entre o empresariado local e também com o governo federal, Valdir Oliveira foi o articulador do encontro. “Estou feliz em poder contribuir com essas agendas para agregar o nosso setor. Fiz essa, e vou promover outras aproximações dos líderes empresariais de Brasília com a esfera federal”, disse Valdir, que está à frente da Gerência de Serviços Financeiros e Capitalização do Sebrae nacional.
Por Samanta Sallum A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) repudiou a…
Por Samanta Sallum A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) emitiu resposta à declaração ontem do…
Governadora em exercício do DF defendeu ex-presidente e também rebateu as críticas de Ricardo Cappelli…
Por Samanta Sallum Em convergência com as demandas globais, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem…
O Distrito Federal tem cerca de 167,7 mil contas abertas na B3, com montante de…
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…