CNC defende alíquota setorial na reforma tributária. E Fiesp manda recado

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentaram as demandas do setor terciário, em audiência pública realizada pelo Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados que discute a reforma tributária. A grande preocupação da entidade é com o possível impacto na imposição de uma alíquota única, aventada em até 25%, sobre o setor de serviços.

“Estamos falando do maior empregador da economia brasileira: são 23 milhões de trabalhadores com carteira assinada no setor de serviços. Quando olhamos o desempenho dos últimos anos, ele tem sido o grande sustentáculo da geração de empregos no país”, frisou o diretor de Economia e Inovação da CNC, Guilherme Mercês.

Participaram também o consultor da confederação para a reforma tributária, Gilberto Alvarenga; e o economista Fabio Bentes.

Avaliação sobre desigualdades

A CNC defende que a redação final do texto para a reforma leve em conta o respeito às desigualdades entre os setores. “As atividades de cadeias curtas, como as do setor de serviços, em que a mão de obra é o principal produto, precisam ser tratadas de forma especial”, ponderou Gilberto Alvarenga (foto). Por isso, a confederação defende alíquotas tributárias diferenciadas.

Tratamento especial

Bernard Appy, secretário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, declarou em ocasiões anteriores que o ideal é evitar exceções nas alíquotas, mas indicou que o setor de serviços tende a receber tratamento especial no Congresso Nacional.

Indústria não aceita aumento

Ontem, foi a vez de a Fiesp marcar posição. Em reunião com coordenador do GT, deputado Reginaldo Lopes (PT), o presidente da federação, Josué Gomes da Silva, defendeu que indústria não sofra mais carga.

“Somos a favor da reforma tributária. No entanto, não podemos admitir que a alíquota suba para os bens da indústria de transformação de maneira a compensar exceções que teremos de outros setores.”

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Mais de 60% dos bares e restaurantes não estão preparados para a reforma tributária

Coluna Capital S/A de 20 de agosto Por SAMANTA SALLUM A maior parte dos empresários…

9 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Setor produtivo se mobiliza para entrega de demandas a candidatos

Por SAMANTA SALLUM Em meio à corrida eleitoral, setores empresariais estão em forte articulação, principalmente…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Aluguel consignado: nova modalidade de contrato é aprovada na Câmara dos Deputados

Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) aponta que beneficio pode alcançar até 20 milhões de…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Casas Bahia fecha lojas em Brasília e no resto do país

As unidades do Conjunto Nacional e do Taguatinga Shopping estão entre as que encerraram as…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

El Niño pode arrastar R$ 2.4 bilhões do setor atacadista no Brasil

Impactos incluem redução na produção agropecuária, aumento de custo de energia elétrica, dificuldades de escoamento…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Adversários de Celina cobram que seja aberta a “caixa preta” do BRB, em debate de candidatos ao GDF

Banco está há um ano sem publicar demonstrações financeiras oficiais Por SAMANTA SALLUM A crise…

1 semana atrás