Por Samanta Sallum
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Habitação do DF (Seduh) tem novo comando. Mateus Oliveira pediu exoneração do cargo. “Após mais de 4 anos de muito trabalho e dedicação na Seduh, encerro essa importante etapa da minha vida profissional, para agora me dedicar mais à minha família”, informou.
Quem assume no lugar é Marcelo Vaz, servidor de carreira do GDF, que faz parte da equipe desde 2019. Segundo Oliveira, “poderá dar continuidade a tudo que foi construído até aqui”. Vaz era o 02 de Oliveira.
O agora ex-secretário fez um agradecimento a Ibaneis. “Tenho a sensação de dever cumprido e muita gratidão a Deus e ao governador Ibaneis pela oportunidade de servir ao Distrito Federal nesse período.”
Causou surpresa e estranhamento a saída de Mateus, considerado um dos mais eficientes secretários de Ibaneis. Somente ele e Valter Casimiro (Transporte) faziam parte do governo desde o primeiro dia de mandato do emedebista, ou seja, desde 2019.
Há rumores de que Casimiro também pretendia ou pretende deixar o governo.
Mateus Oliveira conseguiu a aprovação da Luos e avançava no projeto de lei do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Também estava empenhado na conclusão do Pdot.
Ele alegou cansaço e contou a pessoas próximas que já pensava em sair do governo em janeiro. Mas, com o afastamento do Ibaneis, avaliou que não seria a hora adequada e preferiu esperar o retorno do governador para tomar a atitude.
Mateus Oliveira é advogado e pretende retomar a carreira, depois de uma quarentena para descanso.