Doula cria empresa para bem-estar de gestantes, a Matriusca

Compartilhe
Por Samanta Sallum

A expectativa para o momento do parto é algo que causa ansiedade e, às vezes, angústia para muitas mulheres. E, nessa hora, um tipo de profissional está cada vez mais sendo procurada, para dar suporte físico e emocional: a doula. Nos últimos anos, a oferta desses serviços tornou-se mais popular no Distrito Federal, contando atualmente com mais de 400 auxiliares disponíveis no mercado. Neste contexto, a educadora perinatal Marilda de Cássia Castro, 61 anos, criou a Matriusca, para promover o bem-estar das parturientes.

O nome é inspirado nas Matrioskas, bonecas russas, que vivem dentro uma das outras e simbolizam a ideia de maternidade, fertilidade, amor, amizade e a ancestralidade feminina.

Marilda, que é presidente da Associação de Doulas do Distrito Federal, tem graduação em serviço social e especialização em Educação em Saúde Pública. Em 2012, ela se juntou a um grupo formado por sete mulheres e criou a Matriusca, que também oferece cursos gratuitos de doula para as que estão em vulnerabilidade social.
Empreendedorismo feminino
“Aprendi que o empreendedorismo para as mulheres está além das atividades desenvolvidas somente dentro de casa. Mas que também poderíamos acessar outros universos, chegando a instituições para estarmos juntas, umas com as outras, neste momento tão vulnerável que é o ciclo gravídico puerperal”, conta Marilda.

Ela diz que o Sebrae no DF é um grande parceiro no negócio, auxiliando com orientações administrativas e de marketing.

A princípio, assim como as demais instituições, não entendiam muito bem o que fazíamos. Mas, ao longo do tempo, as consultorias no SebraeLab nos tornaram em uma empresa que pode enxergar mais possibilidades e realmente seguir com a doulagem como negócio.”

Marilda ressalta que ter o apoio de uma doula, tratando de forma mais humanizada esse momento tão importante para mulher, traz benefícios, como a redução da duração do trabalho de parto, do número de cirurgias cesarianas e da depressão.

“Percebi que poderia ser um caminho para o empoderamento feminino, a partir do conhecimento do próprio corpo e todas as suas potencialidades de vida, uma atividade revolucionária!”, celebra.

A Matriusca funciona no Setor Comercial Norte. Contato: 3028-1455 ou pelo e-mail grupomatriusca@gmail.com.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Empréstimo ao GDF para socorrer BRB provoca divergência entre bancos, que resistem ao aval

Processo de negociação está lento e instituições financeiras questionam garantias para operação. Agravamento da situação…

17 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Operação Black Tie: Ney Ferraz em carro de R$ 1 milhão

Após operação policial, governadora do DF exonerou servidor ligado ao ex-secretário de Economia e alvo…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Indústria reage decepcionada com Banco Central: “Economia brasileira é penalizada”

45% do setor projeta alta do endividamento bancário nos próximos três meses  Por SAMANTA SALLUM…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Juíza manda governo parar de patrocinar redes sociais pelo fim da 6×1

Justiça determina ao governo federal que suspenda  anúncios pagos sobre mudança na escala de trabalho.…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a renegociar dívidas

Serão destinados R$ 100 milhões para amortizar endividamento de até 250 mil empresas do setor…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final das inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por SAMANTA SALLUM  As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026 estão…

1 semana atrás