Ricardo Cappelli, interventor na segurança do DF, faz vistoria na Esplanada dos Ministérios
Por Samanta Sallum
O ministro da Justiça, Flávio Dino, sinalizou que a intervenção federal na Segurança Publica do DF pode terminar antes de 31 de janeiro. Ele declarou que espera que seja possível o mais breve o retorno do comando da área ao GDF. No caso, agora, à governadora em exercício, Celina Leão.
“Estamos conversando com a Celina no sentido de negociar para que o DF assuma suas atribuições o quanto antes. Como diz a Constituição, a intervenção é para restabelecer a ordem pública. Quando isso ocorrer, não tem por que manter”, apontou em entrevista coletiva realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta sexta-feira (13/1).
Há uma série de tratativas para que isso ocorra. Celina Leão vem se esforçando para ganhar a confiança dos ministros do Supremo e também do ministro da Justiça. Nesta semana, esteve em linha direta com alguns.
O fim da intervenção, pelo menos oficial, passa pelo proposta de acordo de Celina. Ela vai encaminhar à Presidência da República e ao Ministério da Justiça pedido para que venha de lá a indicação de um nome para o comando da Segurança no DF. Ou seja, vai fazer na sua gestão temporária o que Ibaneis Rocha se recusou a fazer antes da crise.
Dino, no entanto, ainda levará ao Congresso uma proposta de federalização das polícias do DF.
”Houve um esgotamento do modelo em que a União financia e o DF cumpre. Esse modelo fracassou. Isso será discutido mais pra frente”, acrescentou o ministro.
Após operação policial, governadora do DF exonerou servidor ligado ao ex-secretário de Economia e alvo…
45% do setor projeta alta do endividamento bancário nos próximos três meses Por SAMANTA SALLUM…
Justiça determina ao governo federal que suspenda anúncios pagos sobre mudança na escala de trabalho.…
Serão destinados R$ 100 milhões para amortizar endividamento de até 250 mil empresas do setor…
Por SAMANTA SALLUM As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026 estão…
Por SAMANTA SALLUM A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um chamamento aos pré-candidatos à…