Empresários temem impacto na economia

Compartilhe

Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (Interina)

Os atos terroristas de domingo se inscrevem entre os mais bárbaros contra os poderes da República na história brasileira e exigem punição rigorosa dos autores, por ação ou inação. Mas, ao mesmo tempo, empresários e representantes da sociedade civil querem separar o joio do trigo e evitar a perda das conquistas políticas e administrativas do DF, e a consequente inanição de Brasília como capital.

Sem prejuízo do processo de investigação e de punição dos responsáveis pela tragédia cívica, esses setores desejam evitar que a ausência do governador e a expectativa do retorno ao cargo não inibam a economia local. O ex-governador, ex-senador, ex-reitor da UnB, Cristovam Buarque, é um dos nomes que defende a tese capitaneada por 9 em 10 lideranças econômicas e políticas da cidade.

A intervenção na área de segurança é temporária, termina dia 31. E foi uma decisão do Executivo Federal, do presidente Lula. Não atingiu os poderes Executivo e Legislativo local. A decisão do afastamento do governador veio de outra fonte, o Judiciário, e terá mais desdobramentos políticos. Foi uma decisão grave. Ibaneis terá três meses para provar (ou não) sua inocência junto ao Judiciário. Há uma questão legal a ser vista: se o afastamento de Ibaneis for definitivo, haverá nova eleição, ou Celina assume até o fim do mandato?

A autonomia política de Brasília precisa ser preservada.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Alerta na economia do DF: inadimplência está muito acima da média nacional

Coluna Capital S/A de 15 de julho  Por SAMANTA SALLUM  A situação financeira das famílias…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Bets, taxa das blusinhas, escala 6×1, Simples Nacional e imposto do pecado: as pautas-bomba para o setor produtivo

Outra prestes a estourar é o novo tarifaço do governo dos EUA sobre os produtos…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

TCU aponta país despreparado para enfrentar El Niño: setor produtivo apreensivo com efeito na economia

Pecuária deve ser a atividade mais afetada no Centro-Oeste e no Norte. Redução na oferta…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Mudança no comando da Neoenergia no DF acontece dias depois de reunião com Celina

A empresa promoveu trocas de gestão na  Bahia, no Rio Grande do Norte e em…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Eliminação do Brasil reduz ritmo do comércio, mas jogos ainda movimentam bares e eventos

Por SAMANTA SALLUM  A eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

PO Shoppings conquista Ouro, Prata e Bronze no Prêmio Abrasce 2026

Por SAMANTA SALLUM  O grupo PO Shoppings conquistou troféus de ouro, prata e bronze no…

1 semana atrás