Por Samanta Sallum
O Projeto de Lei Complementar do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que contém 500 páginas, está pronto e será encaminhado à Câmara Legislativa até o final de novembro. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) convocou toda a população a participar de uma audiência pública em 19 de novembro, a partir das 9h para debater a proposta.
O blog apurou que entre as normas de preservação da área tombada estarão vedadas as possibilidades de:
A audiência pública será realizada presencialmente no auditório do complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), localizado no Setor Policial (SPO), próximo ao Sudoeste. O evento também será transmitido pelo YouTube, por meio do canal Conexão Seduh. O aviso foi publicado na edição desta quinta-feira (20) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
O PPCUB estabelece as regras de preservação de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Trata da proteção do patrimônio urbanístico e arquitetônico de Brasília, bem como do uso e ocupação do solo, planos, programas e projetos – assunto que afeta a todos os habitantes da capital.
“Enquanto a Luos, que já foi aprovada, diz o que pode ser feito no DF, o PPCUB define o que não pode ser feito na área tombada para preservá-la”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Mateus Oliveira.
Ele destaca que o texto final foi aprovado pelo Conplan, que tem a participação do CAU, IAB, Fecomércio, UnB, Sinduscon-DF e de outras entidades. O projeto foi discutido no conselho nos últimos 6 meses.
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…
Por SAMANTA SALLUM Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…
Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…
Coluna Capital S/A de 28 de novembro Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…