Projeto imobiliário para o terreno da antiga sede da CEB Distribuidora, no SIA

Compartilhe

Por Samanta Sallum

A privatização da CEB Distribuidora, há 1 ano e meio, ainda renderá futuro reforço de caixa para o GDF por meio de projetos imobiliários. Um detalhe importante do processo foi a retirada do edital do terreno de 160 mil metros quadrados no SIA, que era sede da empresa. O local permaneceu como patrimônio da empresa e foi alugado para a Neoenergia temporariamente até que a nova prestadora do serviço migre sua sede para outro endereço. Nos planos do governo, há previsão de vender o terreno para empreendimento que será a expansão do Park Sul, com uso residencial e comercial.

A área onde é hoje a sede 3 da Secretaria de Educação, também no SIA, deve ser agregada ao projeto. Assim, o governo local pretende dar aproveitamento multifuncional aos terrenos e arrecadar mais recursos com licitações e recolhimento de impostos a médio prazo. Ainda não há uma data definida para o lançamento do projeto.

Energia fotovoltaica e a gás

A CEB Holding privatizou o braço da distribuição. Com a entrada do grande volume de recursos com o lelião, se reestruturou e investe em novos projetos. Prepara-se para entrar de forma mais atuante no mercado de gás com a expectativa de futura chegada do gasoduto ao DF.

A CEB também iniciou tratativas para estabelecer parcerias com outras empresas no intuito de instalar usinas de geração de energia fotovoltaica. Elas vão abastecer órgãos e equipamentos públicos.

Respaldo de caixa para obras
O dinheiro vindo com a venda da concessão de distribuição de energia no DF garantiu o financiamento de grande parte de obras do governo local. Várias agora são apresentadas em horário eleitoral. Continuam no guarda-chuva da CEB holding a iluminação pública, geração de energia, concessão Corumbá e Lajeados.
R$ 1,1 bi

Projeto imobiliário para o terreno da antiga sede da CEB Distribuidora no SIA.

R$ 138,1 milhões
Foi o lucro líquido, em 2021, com a atuação no mercado de energia.
samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Prazo final para renegociar dívida de regularização de imóvel com GDF

Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso  Por SAMANTA…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Missão da Indústria brasileira ao Panamá amplia presença na América Latina

Por SAMANTA SALLUM  Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF tem de ser sancionado até 6 de fevereiro

Por SAMANTA SALLUM  Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“GDF tem muito patrimônio e pode ajudar BRB”, confirma secretário de Economia

Gestor comparou possível ajuda ao BRB  a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Sindiatacadista define chapa única para eleição

Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB destitui diretora de Controle e Riscos;e envia nome de substituta ao BC

Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo  Por SAMANTA SALLUM …

2 semanas atrás