Por Samanta Sallum
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) decidiu antecipar o fechamento ao acesso à Esplanada dos Ministérios de 23h para 21h de hoje (segunda-feira,5).
Tem o objetivo de impedir a permanência e fluxo de veículos no local, para montagem das estruturas do desfile cívico e demais ações de segurança previstas.
Um grupo de caminhoneiros que se dirigia à região foi orientado, na altura da Rodoviária do Plano Piloto, da impossibilidade de acessar e permanecer no local, por questões de segurança. O grupo seguiu, de forma pacífica, sentido Eixão Sul.
O plano de segurança prevê também o reforço policial de algumas embaixadas especificamente. Entre elas: Venezuela, Rússia, Ucrânia, China e Estados Unidos.
“Estarei lá na Esplanada pessoalmente hoje à noite para dar início à interdição das vias. Essa antecedência ajudará na finalização da decoração da região para o desfile. Nossas equipes permanecerão lá para resguardar o local até o evento”, disse ao Correio o comandante da PM/DF, cel Fabio Augusto Vieira.
Ele explicou também que o reforço nas embaixadas é apenas uma medida preventiva. “Não há nada fora do normal que tenhamos detectado. Mas, como haverá um grande fluxo de pessoas, vamos nos precaver”, esclareceu.
Foram escalados 4.466 policiais militares e 178 bombeiros militares durante toda a operação para as ações realizadas de 5 a 7 de setembro.
Cerca de 1,6 mil ficarão concentrados na região central. O resto, distribuído pelo DF.
“Ainda teremos um contingente de sobreaviso, caso seja necessário aumentar o efetivo numa emergência”, acrescentou o comandante.
Novos perímetros de segurança
O comando da PM informou que o diferencial no plano operacional para este ano foi ampliar os perímetros de segurança no DF. Ou seja, foram delimitadas 3 fronteiras no raio da região central de Brasília. Se o fluxo de veículos e pessoas passando por elas apresentar algum risco de tumulto, barreiras de contenção serão instaladas para impedir a aproximação da área central.
A medida é para evitar o que ocorreu no ano passado, quando manifestantes conseguiriam subir a parte interditada da Esplanada.
“Vamos preservar totalmente a Praça dos Três Poderes. Todos os prédios públicos estarão protegidos, como também vamos garantir a segurança para todas as famílias que assistirão ao desfile”, ressaltou o comandante.
Estão previstas 60 caravanas vindas de outras partes do país.
A tradicional manifestação Grito dos Excluídos foi marcada para o dia 10 de setembro. O que ajudou a reduzir os riscos de confrontos com viés político.
O presidente Jair Bolsonaro depois do Desfile em Brasília segue para o Rio de Janeiro, no início da tarde de quarta-feira.
“Sofro por causa do meu espírito de colecionador-arqueólogo. Quero pôr o bonito numa caixa com…
Por SAMANTA SALLUM Com destaque para o ICMS (R$ 13,9 bilhões), o ISS (R$ 3,8…
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…