Por Samanta Sallum
Tradicionalmente, o mês de agosto em ano eleitoral registra incertezas do empresariado. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) nacionalmente alcançou 124 pontos neste mês, com redução de 1,8% em relação a julho. Esse foi o primeiro recuo no otimismo do setor do varejo em quatro meses. No comparativo com agosto de 2021, porém, a confiança do comércio está 7,8% mais alta. O controle da pandemia ajudou a melhorar esse cenário. Mas, conforme se aproximam as eleições, o índice deve cair mais.
Já o Icec-DF registrou a sexta alta seguida, alcançando 124,8 pontos em agosto. O número está acima da zona de satisfação (100 pontos) medida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Na comparação com julho deste ano, o aumento foi de 0,9%. Com relação a agosto do ano passado, o patamar é 11,3% maior.
Graças ao setor público
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, lembra que cerca de 45% do PIB do DF é composto pelo setor público. “Isso dá a Brasília esta característica de recuperação mais rápida quando tratamos de retomada”, avalia.
Segundo ele, outro aspecto que influencia o otimismo do empresário é o hub aeroportuário do DF. “Hoje, Brasília tem voos diretos para todas as capitais brasileiras, o que facilita a logística e barateia os custos, dando tranquilidade para os empresários investirem na cidade”, completa.
Os empresários no DF também estão otimistas com relação a subtemas da pesquisa. Houve melhora na percepção positiva referente à condição atual do próprio comerciante (+3,2) e ao índice de investimento (+ 0,4%). O único indicador a apresentar queda refere-se à expectativa, que ficou em – 0,3%, praticamente estável.
Com fim das férias de servidores públicos e início de aulas nas escolas, mais pessoas…
Por Samanta Sallum A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança, nesta terça-feira, a 10ª Agenda…
Por Samanta Sallum O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF), que representa as imobiliárias,…
Por Samanta Sallum O Sindicombustíveis manifestou-se reagindo à fala do presidente Lula hoje sobre os…
Decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha, em 14 de janeiro, aponta caminho para legalização de…
Por Samanta Sallum Os setores de comércio de bens e de serviços do Distrito Federal…