Apenas uma mulher está no páreo entre os 9 indicados para as 3 vagas de juiz do TRE/DF

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Há uma grande expectativa por parte de entidades que atuam em defesa da representatividade feminina pelo anúncio do nome que assumirá uma das três vagas para juiz no TRE-DF. A decisão é esperada para o final desta semana. E está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro. O nome da advogada de Brasília Mírian Lavocat é o único do sexo feminino a integrar as 3 listas tríplices para a escolha.

Atualmente, não há nenhuma mulher na composição do TRE local. Ela pode vir a ser primeira, em 10 anos, a representar a categoria dos advogados no colegiado. A primeira foi Eliene Bastos.

De olho nas Fake News

Lavocat é presidente de Comissão Especial de Reforma Tributária da OAB/DF e conselheira da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio/DF. Já atuou no Carf e foi por 10 anos advogada da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ela está na disputa pela vaga de Juiz Substituto da Classe Jurista, que será responsável por julgar a propaganda política, principalmente as fake news e o que é propagado nas redes sociais.

Rito célere

Os outros dois nomes na lista são os de Bruno Lacerda Martins e Guilherme Pupe de Nóbrega. Além desta, há duas listas para preencher as demais vagas de juiz. Elas foram oficialmente homologadas pelo TSE no final da semana passada. E agora foram encaminhadas em “rito célere” a Bolsonaro.

Diversos tribunais eleitorais no país aguardavam a homologação das listas pelo TSE e agora estão na expectativa da escolha presidencial para preenchimento das vagas.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF tem de ser sancionado até 6 de fevereiro

Por SAMANTA SALLUM  Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“GDF tem muito patrimônio e pode ajudar BRB”, confirma secretário de Economia

Gestor comparou possível ajuda ao BRB  a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Sindiatacadista define chapa única para eleição

Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB destitui diretora de Controle e Riscos;e envia nome de substituta ao BC

Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo  Por SAMANTA SALLUM …

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Efeito Mounjaro nas farmácias: engorda vendas; e prejuízos com assaltos

Empresas registraram milhões em perdas, no último ano, com a ação de quadrilhas que revendem…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB quer vender ativos recuperados junto ao Banco Master

Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…

2 semanas atrás