23 remédios estão em falta nas farmácias do país. Confira a lista

Compartilhe

Por Samanta Sallum

As fármacias e drogarias do país estão com estoques desfalcados. Há escassez de uma série de medicamentos. O desabastecimento chega a 23 tipos de remédios (veja a lista abaixo). Antialérgicos, descongestionantes nasais, xaropes para tosse, antibióticos e até Novalgina sumiram das prateleiras.

O problema ocorre no DF e em todo o Brasil. Por falta de insumos, a indústria farmacêutica não está conseguindo atender a demanda, que aumentou muito devido à onda de gripe e ao novo pico de Covid.

“É uma situação angustiante. Não ter para vender o medicamento que as pessoas procuram. Chega pai aflito em busca de um antibiótico para o filho e não encontra”, conta o vice-presidente do Sindifarma no DF, Francisco Messias Vasconcelos.

Ele explica que as entregas da indústria foram reduzidas a 1/5 da necessidade do varejo. “O pouquinho que chega acaba em algumas horas. Evapora”, aponta. Até dipirona está faltando.

A deficiência na indústria farmacêutica é reflexo da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. E também da paralisia da indústria na China (grande fornecedora mundial de insumos), devido ao rigoroso lockdown na pandemia.

Para tentar estimular a indústria, a Câmara de Regulação de Preços de Medicamentos (CMED), órgão federal, autorizou a liberação temporária do valor de remédios em risco de desabastecimento. A medida terá validade até 31 de dezembro deste ano. Mas a alteração de preços não será imediata.

Lista de remédios escassos:

Allegra D

Allegra Pediátrico

Amoxilina

Avamys

Benalet

Bisolvan spray adulto

Busonid Nasal

Celestamine

Citoneurim

Clavulin

Comtan

Coristina D

Desposteron

Desolex xarope

Flixotide spray

Novalgina

Nasonex spray

Klaricid

Rehidrate

Rinosor

Seki xarope

Venvanse

Novalgina

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Jornada 5×2: CNI aponta impacto de R$ 267 bilhões por ano com empregados formais

Cerca de 800 entidades do setor industrial fazem manifesto, alertando congressistas sobre o custo na…

2 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina troca presidente da CEB e mercado reage

Por SAMANTA SALLUM  Em meio ao pregão da Bolsa de Valores de São Paulo, chegou…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

A nota fiscal do DF vai mudar, e prazo para adesão termina em abril

Mais de 100 mil empresas serão atingidas. Secretário de Economia do DF, Valdivino de Oliveira,…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Nove estados rompem com a Federação dos Combustíveis em meio à alta de preços

Sindicatos empresariais se rebelam com comando nacional e pretendem criar nova entidade representativa. Crise do…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Beirute celebra 60 anos com programação cultural, música e promoção especial

A abertura oficial das comemorações será na quinta-feira, na 109 Sul, a partir das 19h,…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Abrasel apoia investigação do Cade sobre contratos de exclusividade da 99food

As taxas cobradas pelas plataformas de delivery podem chegar a 30% do faturamento dos estabelecimentos.…

7 dias atrás