Por Samanta Sallum
Terminou agora, no início da noite, reunião entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e os secretários de Fazenda de diversos estados, incluindo do Distrito Federal. A pauta: o projeto que limita em 17% a alíquota do ICMS sobre combustíveis e energia. A proposta, que contraria os governadores por causar perda de arrecadação, foi aprovada pela grande maioria na Câmara dos Deputados na semana passada. E agora está para ser votada no Senado.
Na próxima segunda-feira, será a vez de os governadores, em peso, irem até Pacheco para tratar do tema.
Nesta semana, os governadores tentam, por meio do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, modificar o texto. O Consefaz foi até Pacheco hoje com essa missão. O prejuízos aos estados chegariam a mais de R$ 80 bilhões/ ano.
O senador Fernando Bezerra será o relator e dará o parecer direto no plenário, mas não há data prevista de votação. “Isso não ocorrerá sem antes haver um diálogo profundo com os secretários de Fazenda”, ponderou Pacheco. Reuniões já estão marcadas ao longo da semana entre representantes dos estados e o senador.
Brasil conseguiu ampliar lista de itens fora da nova taxação norte-americana. Mais 429 produtos nacionais…
Encontro com secretários e administradores regionais não entrou na agenda oficial da governadora do DF.…
Coluna Capital S/A de 15 de julho Por SAMANTA SALLUM A situação financeira das famílias…
Outra prestes a estourar é o novo tarifaço do governo dos EUA sobre os produtos…
Pecuária deve ser a atividade mais afetada no Centro-Oeste e no Norte. Redução na oferta…
A empresa promoveu trocas de gestão na Bahia, no Rio Grande do Norte e em…