Por Samanta Sallum
Convenção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) reuniu 2 mil empresários em Campos do Jordão (SP) nos últimos 3 dias. O presidente Jair Bolsonaro participou da abertura e criticou governadores e prefeitos que optaram pelo lockdown no decorrer da pandemia, afirmando que isso prejudicou os comerciantes. “Vocês lojistas sofreram duramente na pele essas medidas”, disse.
Com o tema “Propósito, a mudança cultural do varejo”, lojistas de todo o Brasil e especialistas do mercado debateram as principais tendências do setor. Segundo a CNDL, Comércio e Serviços respondem por 73% do PIB nacional. Além disso, são responsáveis por 27 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no Brasil.
Bolsanaro e o líder de Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS), Efraim Filho (União Brasil/PB), receberam o Prêmio Mérito Lojista.
Cenário de inflação
A palestra de Ricardo Amorim, apontando uma projeção otimista, chamou a atenção e entusiasmou os empresários. Segundo ele, o cenário de alta inflacionária está presente no mundo todo, mas o Brasil já está mais acostumado e preparado para lidar com esse ambiente.
“A saída dessa crise será pelo empreendedorismo. Temos de apoiá-lo para reagirmos mais fortemente à crise que estamos vivendo”, Ricardo Amorim
Lideranças de Brasília
O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, e o presidente da CDL no DF, Wagner Silveira, participaram do evento. “Geralmente, os analistas econômicos tendem a mostrar uma realidade de crise, mas o Ricardo Amorim tem sempre uma visão otimista e de oportunidade” , avaliou Oliveira.
Era digital
Metaverso virou a grande pauta da convenção. Todos os palestrantes falaram do tema. “A tendência do digital está ainda mais forte. E a geração analógica precisa se ajustar à geração digital, sob pena de as empresas perderem mercado e colocarem em risco a sustentabilidade de seus negócios”, destacou Oliveira.
Integração
Metaverso é o termo utilizado para quem integra o mundo real ao mundo virtual utilizando ferramentas digitais, como aplicativos e jogos. “Inovação, tecnologia com respeito ao meio ambiente são as pautas do momento” , completou Silveira.
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…
Por Samanta Sallum O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro…