Por Samanta Sallum
O escritório Bloco Arquitetos, um dos mais premiados do país por seus projetos no DF e Entorno, foi tema de um documentário. Dirigido por Jean Bergerot, o filme teve premiere no Cine Brasília, na sexta-feira passada. Formados pela UnB, os três sócios do Bloco, Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, não esconderam a emoção no evento, que lotou a sala de cinema.
“Uma honra e emoção muito grandes exibir este documentário no Cine Brasília, um obra de Oscar Niemeyer e um espaço tão importante para Brasília e para o país”, disse Mangabeira.
Amigos, clientes, arquitetos e diversas personalidades da cidade prestigiaram a estreia. O documentário apresenta, com poesia e descontração, os bastidores do trabalho do trio e os belos projetos que marcam a trajetória do escritório, especialmente em Brasília.
“A ideia inicial era fazer um filme técnico sobre arquitetura. Mas registramos com câmera escondida momentos que revelam o lado mais humano. E isso é algo muito forte no trabalho deles”, contou o diretor, Jean Bergerot.
O encanto pelo movimento modernista que criou a capital federal há 62 anos está presente em tudo. E, recentemente, na decisão de inaugurar a nova sede do Bloco, no icônico edifício Morro Vermelho, projeto de João Filgueiras, o Lelé, no Setor Comercial Sul, que até hoje é referência em inovação.
Abaixo o link para a exibição no YouTube na próxima quarta-feira (4/5).