213B29F1-838E-479B-A298-CAF0B4D7D4C5

Uber cria opção de viagem que compensa emissão de carbono

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum.

Em celebração ao Dia da Terra, comemorado na sexta-feira, a Uber lançou ontem, em Brasília, o Uber Planet. É uma nova modalidade de viagem, na qual é compensada a emissão de carbono. Para isso, se uniu à Carbonext, empresa responsável por medir e compensar a pegada de CO2.

Desde que a iniciativa chegou à América Latina, mais de 12 milhões de usuários já utilizaram o Planet e conseguiram compensar mais de 47 mil toneladas de CO2. E agora o Distrito Federal entra nesse circuito.

Para a Floresta Amazônica

Os créditos serão direcionados para projetos de preservação de áreas em risco da Floresta Amazônica brasileira. A Uber anunciou que se tornará uma plataforma com emissão zero de carbono até 2040.

Tarifa maior

O valor de uma viagem com o Planet será, em média, 5% maior do que uma com o Uber Comfort. Ao final de cada mês, os usuários receberão um relatório com a quantidade de CO2 compensado.

“Essa nova modalidade reforça o nosso compromisso global de se tornar uma empresa cada vez mais sustentável”, explica Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

Bioeconomia 

Para Janaína Dallan, CEO da Carbonext e parte do time de especialistas da ONU para mudanças climáticas, a parceria vai estimular a conscientização e a bioeconomia.

“Para a Floresta, os créditos funcionam como uma alternativa economicamente viável à derrubada das árvores para plantio de soja, pecuária ou venda ilegal de madeira, preservando a biodiversidade desse bioma. A Carbonext devolve à floresta 70% da renda gerada pela comercialização dos créditos de carbono para defesa, benefício e desenvolvimento da população que mora lá”, explica Janaína.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*