Reconhecimento internacional para orquestra de Brasília

Compartilhe

Por Samanta Sallum

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro ganha cada vez mais reconhecimento internacional. Uma marca de Brasília que ultrapassa fronteiras e leva o nome e o talento da capital federal para o mundo. Mais um exemplo disso foi a homenagem da Embaixada da Áustria à orquestra e ao maestro Claudio Cohen, em evento especial, no Museu da República, na noite de terça-feira.

Brasil é o país do futuro”

Foi realizado um concerto em homenagem à memória do escritor austríaco Stefan Zweig com obras de Mahler, Mozart e Strauss, e a apresentação especial do trompista Ellyas Lucas. Zweig, de origem judaica, veio morar no país em 1941, fugindo do nazismo. Instalou-se, na época, em Petrópolis.

Ele é o autor da famosa frase: “Brasil é o país do futuro”.  Morreu há exatos 80 anos, em 23 de fevereiro de 1942. Tirou a vida descrente na humanidade. Foi um dos escritores mais vendidos no mundo.

O evento no Museu da República também marcou a abertura cultural do Bicentenário do Brasil e a celebração de 442 anos de amizade entre os dois países.

Comenda Cruz de Ouro

O maestro Cohen recebeu das mãos do embaixador Stefan Scholz a comenda Cruz de Ouro da Ciência e da Arte da República da Áustria. A condecoração ocorreu durante coquetel para convidados na embaixada depois do concerto. Entre os presentes, parlamentares, corpo diplomático e diversas autoridades, além de amigos e parentes de Cohen.

Presenças

Os ministros do TST Ives Gandra, Alexandre Ramos e Douglas Alencar; a procuradora do MPDFT Arinda Fernandes, o empresário Paulo Octávio, o juiz Carlos Maroja e o advogado Luiz Carlos Alcoforado prestigiaram o evento.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #Áustria #ComendaCruzdeOuro #concerto #condecoração #OrquestraSinfônicadoTeatroNacional #StefanZweig

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Empréstimo ao GDF para socorrer BRB provoca divergência entre bancos, que resistem ao aval

Processo de negociação está lento e instituições financeiras questionam garantias para operação. Agravamento da situação…

10 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Operação Black Tie: Ney Ferraz em carro de R$ 1 milhão

Após operação policial, governadora do DF exonerou servidor ligado ao ex-secretário de Economia e alvo…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Indústria reage decepcionada com Banco Central: “Economia brasileira é penalizada”

45% do setor projeta alta do endividamento bancário nos próximos três meses  Por SAMANTA SALLUM…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Juíza manda governo parar de patrocinar redes sociais pelo fim da 6×1

Justiça determina ao governo federal que suspenda  anúncios pagos sobre mudança na escala de trabalho.…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a renegociar dívidas

Serão destinados R$ 100 milhões para amortizar endividamento de até 250 mil empresas do setor…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final das inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por SAMANTA SALLUM  As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026 estão…

1 semana atrás