Coluna Capital S/A, por Jéssica Eufrásio (interina)
Os brasilienses amantes de vinhos podem incluir na agenda um novo roteiro para apreciar a bebida, rodeados por um cenário de colinas, trilhas e piscinas naturais. Tudo no cerrado e a 65km da capital federal. Neste mês, o Vinhedo Girassol, em Cocalzinho (GO), fará a primeira wine tour do ano. Nas visitas, marcadas para os próximos três sábados (5, 12 e 19 de fevereiro), os participantes terão cinco horas de programação, com direito a passeio pelas áreas de cultivo das uvas e a um mirante com vista de 360º, além de almoço com entrada, prato principal, sobremesa e degustação do carro-chefe da casa, o Terroir Girassol Syrah.
Clima favorece…
Os encontros ocorrem desde 2018 no vinhedo. E são justamente as características climáticas da região do cerrado goiano que têm garantido o sucesso do produto e um cultivo de qualidade, segundo os responsáveis pelo empreendimento. A amplitude térmica, as temperaturas altas de dia e baixas à noite, o inverno seco e a estiagem na fase de maturação das uvas resultam em vinhos estruturados, complexos, equilibrados e potentes.
…E produto agrega
Atualmente, o vitivinicultor Sérgio Resende (foto) administra o vinhedo ao lado dos irmãos. “No início, fazíamos (o tour) com outro vinho, não tínhamos o nosso. Isso melhorou ainda mais, porque criou mais identidade. Ter um vinhedo é muito legal, é um trabalho gostoso. Essa bebida agrega muito para o relacionamento das pessoas, o relaxamento, as descobertas, e favorece novos empreendimentos na região. Hoje, temos um negócio vibrante. E há mais de 60 vinhedos em Goiás, incluindo os das adjacências de Brasília”, conta.
Wine Tour Vinhedo Girassol 2022
Datas: 5, 12 e 19 de fevereiro
Horário: das 10h às 15h
Valor: R$ 185 por pessoa
Local: Distrito de Girassol, Km 21,5 — Cocalzinho (GO)
Informações: 61 996-777-155 ou @vinhedo.girassol (Instagram)
Um MBA oferecido pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac), no Gama, tem promovido conexões entre estudantes e professores do mundo inteiro interessados no campo dos negócios. O programa digital Hayek Global permite uma experiência singular aos inscritos, que, mesmo em países a milhares de quilômetros de distância, podem trocar conhecimentos e habilidades cruciais para o mercado de trabalho.
Experiência internacional
Na pós-graduação, os participantes desenvolvem competências em diversas áreas, como contabilidade, finanças, análise de dados, marketing, gestão de recursos humanos e controles internos. Idealizador da marca, o brasiliense Edson Agatti comenta a iniciativa e detalha a proposta do curso. “Uma coisa é você estudar on-line e se conectar com pessoas da vizinhança. Outra, completamente diferente, é você se conectar e interagir em tempo real com gente do mundo todo. Imagina poder acordar em casa, em um sábado de manhã, ligar o computador e trabalhar em tempo real em um projeto com um amigo da Guatemala e outro da Nigéria. Tudo (com base) no plano de negócios de uma startup que a colega da Romênia almeja criar. É esse tipo de experiência que proporcionamos neste MBA”, destaca.
Alta de 32% nas vendas eleva expectativas no JK Shopping
Um dos centros de compras que atende as regiões de Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires registrou incremento nas vendas em 2021, na comparação com o primeiro ano da crise sanitária, o que elevou as expectativas de consumidores e lojistas. Com a alta de 32,5% verificada no período, a equipe do JK Shopping acredita em uma melhora de desempenho para 2022.
Alento para empresários e varejo
Em dezembro último, o faturamento da empresa superou, inclusive, o período pré-covid: subiu 13,5% em relação ao mesmo mês de 2019 e 17% ante o indicador de 2020. “Os resultados positivos demonstram um retorno gradual de um dos setores mais prejudicados pela pandemia. E, ainda com desafios, essa retomada representa um alento para os empresários e para o varejo como um todo”, avalia Eliza Ferreira (foto), superintendente do shopping.
Valor da ciência e da educação no foco do debate em Brasília
A capital federal foi a cidade escolhida para sediar a 2ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola, a Cilpe2022 — a primeira ocorreu em Lisboa, em 2019. Desta vez, em formato híbrido, o evento abordará a construção de uma sociedade intelectualmente rica e culturalmente igualitária por meio da valorização da ciência e da educação. Promovida pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), a edição vai tratar das formas de impulsionar as línguas espanhola e portuguesa, além de traçar um panorama dos impactos da pandemia sobre os investimentos nos setores cultural e acadêmico dos países do grupo. O encontro ocorre de 16 a 18 de fevereiro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Para se inscrever, acesse: bit.ly/3opE3fY.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…