“DF pode ser a capital dos orgânicos”

Compartilhe
Por Samanta Sallum

Joe Valle, fundador da fazenda Malunga e ex-presidente da Câmara Legislativa.
O DF tem mais potencial na produção de orgânicos ?
Sim, podemos nos tornar a capital do orgânico . O mercado aqui está em expansão. O Distrito Federal foi o primeiro estado a ter um sindicato de produtores orgânicos e com certificação própria. Temos também uma Emater bem preparada para dar assistência técnica que precisamos e gratuita. Temos grande produções de morango, tomate e folhosas.
  • Qual a expectativa do setor para 2022 ?
São boas. Pesquisa nacional aponta aumento expressivo de consumidores de orgânicos no país. Cresceu em 63% em 2021.  As pessoas estão preocupadas com a saúde e querem produtos saudáveis e de qualidade. Também há maior consciência com a saúde do planeta. Assim, as empresas também estão adotando cada vez mais práticas sustentáveis.
  • Como a experiência empresarial pode agregar na gestão pública?  Você, que já foi deputado e secretário de Estado, acha que um lado pode contribuir com o outro ?
A gestão empresarial no nosso país exige um alto grau de eficiência. Tem que se superar a cada dia, pois às vezes o Estado é um empecilho nisso.  Já, no setor público, temos a missão de servir. O bom resultado não é vender um produto, e sim entregar bons serviços à população. São gestões e metas diferenciadas. Mas, sim a empresarial pode complementar a pública. As ferramentas de eficiência da primeira podem ser usadas na segunda.
  • Pretende voltar a exercer algum cargo público ?
Estamos construindo um projeto para 2022. É bem possível que eu coloque meu nome à disposição para concorrer a um cargo no Executivo.
samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Diretor da Anvisa que cuida de suspensão foi indicado pelo governo Bolsonaro”, diz Padilha sobre caso Ypê

Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

STF derruba lei do DF que restringia portarias virtuais em condomínios

Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital  Por SAMANTA SALLUM  O plenário…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Reforma Tributária: os novos prazos para optar pelo Simples Nacional

Coluna Capital S/A de 07 de maio  Por SAMANTA SALLUM  Uma resolução antecipou para setembro…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Dia das Mães sofre efeitos da guerra, do crédito caro e do endividamento das famílias

Projeção de faturamento do comércio é de R$ 14,47  bilhões. Mas setor avalia que diversos…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Continuaremos apoiando o BRB, mantendo o pagamento dos salários do Sesc e Senac no banco”, afirma Fecomércio

Por SAMANTA SALLUM  As folhas salariais do sistema S, vinculado à Federação do Comércio de…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Quem tem de resolver o problema do BRB é o GDF”, sentencia ministro da Fazenda

O chefe da área econômica do governo Lula afirmou que a conta dos prejuízos do…

1 semana atrás