“Ninguém quer comprar o campeonato brasileiro”, dispara Zico

Compartilhe
Por Samanta Sallum

Em entrevista exclusiva ao Correio na capital, o maior ídolo da história do Flamengo critica a dificuldade para assistir a um jogo do Brasileirão no exterior, o calendário da CBF e cita o caso de Gabigol — que só entrou em campo na décima rodada

Recém-chegado ao Brasil da sua última temporada no Japão, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, fez, ontem, uma passagem relâmpago por Brasília. Em entrevista exclusiva ao Correio Braziliense, criticou o que chamou de “desorganização” da CBF por não interromper o Campeonato Brasileiro nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Segundo o craque, os times nacionais são muito prejudicados por terem de entrar em campo sem os titulares liberados para as seleções sul-americanas.

“Todos os campeonatos no mundo inteiro param, não tem jogo, só o Brasil continua. Enquanto for assim, a CBF prejudica o futebol brasileiro”, disparou.

O ex-jogador cita como exemplo disso o efeito no desempenho do Flamengo. “Não faz sentido um time investir milhões para comprar um jogador e depois acontece de estar na 10ª rodada e ele ainda não ter jogado, porque está servindo à Seleção. Isso não acontece na Inglaterra, na Itália, na Alemanha, por isso, eles estão na frente da gente”, apontou, referindo-se a Gabriel Barbosa, do Flamengo.

Zico lamentou que, na maior parte do mundo, ninguém mais adquire o Campeonato Brasileiro. “Há uma dificuldade enorme para assistir. Seja em pay-per-view, SKY, ninguém quer comprar, porque é essa bagunça danada.”

Aposentadoria

Curtir os netos é a prioridade agora. Aos 68 anos, disse que se aposentou da atuação profissional no futebol depois de concluir o trabalho há um mês como diretor técnico do Kashima Antlers, no Japão. Descarta assumir qualquer função em algum clube. “Agora eu quero ter tempo para ser avô”,  disse ele, que tem nove netos.

Sebrae-DF

O Galinho de Quintino esteve ontem em Brasília para uma reunião no Sebrae-DF, como convidado especial do superintendente regional da entidade, Valdir Oliveira. Zico vai participar de um projeto na capital federal voltado a alunos da rede pública sobre educação empreendedora.

“Aceitei a parceria por conhecer há muitos anos o trabalho sério do Valdir e do Sebrae.” Eterno flamenguista de coração, ele permaneceu poucas horas em Brasília e retornou ontem para o Rio de Janeiro. Mas volta em breve para começar o novo projeto.

Copa

Perguntado sobre quais são os nomes que se destacam atualmente no futebol brasileiro, disse que Neymar ainda mantém o reinado. Mas que a revelação e grande promessa é Vinicius Junior, que está no Real Madri.

Sobre as chances de o Brasil ganhar a Copa de 2022, lembrou que o país é sempre uma caixinha de surpresas.  “Você pode estar em um péssimo momento de administração, de tudo, e chegar lá e ganhar a Copa do Mundo, porque depende dos jogadores dentro do campo.”

Política

O craque se diz meio decepcionado com a política. “O problema do Brasil é a descontinuidade administrativa. Fiz parcerias para levar o esporte e a educação a crianças e jovens com prefeituras que, ao mudarem de gestão, foram interrompidas por causa de vaidades políticas”, lamentou. Ele lembrou que já teve 60 mil alunos nas escolinhas de futebol no país.

Agora está empolgado com o novo projeto no Distrito Federal em parceria com o Sebrae local. “Eu morei no subúrbio do Rio de Janeiro. Eu cursei o primário e o ginásio na escola pública, fazendo concurso. E isso (estudo) fez muita diferença na minha vida. Não deixei de fazer faculdade porque estava na Seleção, continuei estudando”, contou.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Empréstimo ao GDF para socorrer BRB provoca divergência entre bancos, que resistem ao aval

Processo de negociação está lento e instituições financeiras questionam garantias para operação. Agravamento da situação…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Operação Black Tie: Ney Ferraz em carro de R$ 1 milhão

Após operação policial, governadora do DF exonerou servidor ligado ao ex-secretário de Economia e alvo…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Indústria reage decepcionada com Banco Central: “Economia brasileira é penalizada”

45% do setor projeta alta do endividamento bancário nos próximos três meses  Por SAMANTA SALLUM…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Juíza manda governo parar de patrocinar redes sociais pelo fim da 6×1

Justiça determina ao governo federal que suspenda  anúncios pagos sobre mudança na escala de trabalho.…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a renegociar dívidas

Serão destinados R$ 100 milhões para amortizar endividamento de até 250 mil empresas do setor…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final das inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por SAMANTA SALLUM  As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026 estão…

1 semana atrás