DF sobe no indicador Empreendedorismo em pesquisa nacional da indústria

Compartilhe

Por Samanta Sallum

A terceira edição do Índice de Inovação dos Estados, realizado pelo Observatório da Indústria, da Federação do Estado do Ceará (Fiec)com apoio da ABDI, revela como está o nível do setor em cinco regiões brasileiras. O Distrito Federal ficou na 7ª posição no ranking nacional, situando-se em 1º lugar na Região Centro-Oeste.

Em relação à edição anterior, manteve-se na mesma posição tanto no ranking nacional como no regional. No indicador Empreendedorismo, subiu de 11º para 7º; e de Investimento Público em C&T, de 9º para 7º.

Bússola para o desenvolvimento

O índice funciona como uma bússola e tem potencial para nortear os estados a traçar ações ainda mais estratégicas para fomentar o desenvolvimento. São Paulo foi, mais uma vez, o estado mais inovador do Brasil. Santa Catarina e Rio Grande do Sul aparecem na segunda e terceira colocações, respectivamente. Espírito Santo e Maranhão foram os estados que mais cresceram no ranking.

Destaque em capital humano

Na dimensão Capacidades, o levantamento aponta que o Distrito Federal tem um grande potencial paraser revertido em resultados mais promissores. Os melhores foram conquistados nos indicadores de Infraestrutura, de Inserção de Mestres e Doutores e de Capital Humano —Pós-Graduação, ficando nesse quesito no top 5 nacional e na 1ª colocação do Centro-Oeste.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Punir uma instituição que foi vítima de maus gestores é um equívoco; é punir os correntistas”, afirma Galípolo

Presidente do Banco Central, nos bastidores, queria a ajuda do governo federal para salvar BRB;…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Roberta Miranda, Padre Fábio de Melo e Araketu participam da Semana MEI no DF

Por SAMANTA SALLUM  Dos 271 mil Microempreendedores Individuais que atuam na capital federal, 40% enfrentam…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Taxa das blusinhas deixa Alckmin de saia-justa

Comércio e indústria nacional se sentem traídos por presidente Lula. O vice Geraldo Alckmin, que…

4 dias atrás
  • Sem categoria

Empresa do DF é a 3ª do país com maior faturamento no setor de atacado

Atacadão SP lidera ranking com faturamento de R$ 89 bilhões. Veja lista  Por SAMANTA SALLUM …

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Diretor da Anvisa que cuida de suspensão foi indicado pelo governo Bolsonaro”, diz Padilha sobre caso Ypê

Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

STF derruba lei do DF que restringia portarias virtuais em condomínios

Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital  Por SAMANTA SALLUM  O plenário…

1 semana atrás