Por Samanta Sallum
A terceira edição do Índice de Inovação dos Estados, realizado pelo Observatório da Indústria, da Federação do Estado do Ceará (Fiec)com apoio da ABDI, revela como está o nível do setor em cinco regiões brasileiras. O Distrito Federal ficou na 7ª posição no ranking nacional, situando-se em 1º lugar na Região Centro-Oeste.
Em relação à edição anterior, manteve-se na mesma posição tanto no ranking nacional como no regional. No indicador Empreendedorismo, subiu de 11º para 7º; e de Investimento Público em C&T, de 9º para 7º.
Bússola para o desenvolvimento
O índice funciona como uma bússola e tem potencial para nortear os estados a traçar ações ainda mais estratégicas para fomentar o desenvolvimento. São Paulo foi, mais uma vez, o estado mais inovador do Brasil. Santa Catarina e Rio Grande do Sul aparecem na segunda e terceira colocações, respectivamente. Espírito Santo e Maranhão foram os estados que mais cresceram no ranking.
Destaque em capital humano
Na dimensão Capacidades, o levantamento aponta que o Distrito Federal tem um grande potencial paraser revertido em resultados mais promissores. Os melhores foram conquistados nos indicadores de Infraestrutura, de Inserção de Mestres e Doutores e de Capital Humano —Pós-Graduação, ficando nesse quesito no top 5 nacional e na 1ª colocação do Centro-Oeste.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…