Por Samanta Sallum
Começa hoje o V Fórum Nacional do Comércio, cujo tema será “Transformações: Política e Comércio pós-pandemia”. O evento, no Royal Tulip, vai reunir presencialmente e on-line lojistas de todo o Brasil entre hoje e amanhã. Diversos empresários e autoridades participarão. Entre eles, o secretário geral da presidência , Ônix Lorenzoni ; o ministro da Economia, Paulo Guedes; a ministra da Secretaria do Governo, Flávia Arruda; o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; os deputados Efraim Filho (DEM-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), e Darci de Mattos (PSD-SC), relator da PEC 32/20 na CCJ da Câmara dos Deputados; a deputada Bia Kicis (PLS-DF), presidente da CCJ; o senador Roberto Rocha, relator da Reforma Tributária no Senado, a PEC 110/19, entre outros representantes do governo federal.
Digitalização e
acesso ao crédito
O Fórum é organizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e não ocorria há 2 anos.
“Acreditamos que estamos em um novo momento. Queremos buscar soluções que agilizem o processo de digitalização do comércio e serviços, alternativas de maior acesso ao crédito para o desenvolvimento do setor e políticas públicas que garantam a adaptação dos pequenos e médios empresários para essa nova realidade”, explicou O presidente da CNDL, José César da Costa.
Presenças
O evento contará ainda com a VP de Marketing Global e Inovação da Alpargatas, Fernanda Romano; a CEO do Radar Governamental, Juliana Celuppi; a presidente da Abrig, Carolina Venuto; a presidente do IRELGOV, Suelma Rosa; o especialista em Varejo Marcos Gouvêa, o presidente do SPC Brasil.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Márcio Farias Júnior, abrirá o fórum.
Mais segurança jurídica
“A expectativa é a melhor possível. É uma oportunidade de discutir os assuntos do dia a dia de lojistas e comércios, bem como suas perspectivas. A gente espera que o lojista fique mais animado com as proposituras apresentadas. Infelizmente, tivemos um aumento de preço generalizado não só no Brasil, mas no mundo inteiro, de commodities que está causando inflação. O que mais precisamos é de segurança jurídica para o ambiente de negócios”, aponta o presidente da CDL/DF, Wagner Silveira.
“Sofro por causa do meu espírito de colecionador-arqueólogo. Quero pôr o bonito numa caixa com…
Por SAMANTA SALLUM Com destaque para o ICMS (R$ 13,9 bilhões), o ISS (R$ 3,8…
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…