654E94CB-C88B-4575-A2AE-E7A7FAEBE499

Investidor privado quer construir ferrovia que passará pelo DF

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

Boa notícia para o setor produtivo do Distrito Federal. Pleito histórico do segmento, o governo federal confirmou ter recebido pedido de investidor privado para construir e operar uma ferrovia passando pela capital da República.

A proposta foi apresentada pela empresa Petrocity, que atua no segmento de portos. E é a de maior extensão entre as 14 recebidas pelo Ministério da Infraestrutura desde o dia 2/9, quando a pasta passou a registrar as solicitações de autorizações ferroviárias.

Protocolada com o nome de Estrada de Ferro Juscelino Kubtischeck (EFJK), a nova ferrovia terá nada menos do que 1.144 km de extensão, cortando DF, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.

Brasília e Anápolis

A proposta destaca que os trilhos, no Centro-Oeste, passariam por Brasília e Anápolis (GO), tendo por destino Barra de São Francisco (ES). Para tanto, a Petrocity se propõe a investir R$ 13,5 bilhões no desenvolvimento do novo ramal.

O MInfra agora vai analisar o projeto, que deve conter o máximo de detalhes possíveis para acelerar sua tramitação. Embora não haja um prazo fixado para a conclusão da análise, o requerimento é para construção e operação da nova ferrovia pelo regime de autorização ferroviária, recém-criado pela União a partir da MP nº 1.065/2021. Ela desburocratiza os procedimentos exigidos para permitir a entrada de operadores privados no setor.

Meta para 2035

Com as autorizações, o governo federal espera elevar dos atuais 20% para 40% a participação do modal na matriz nacional de transportes até 2035. Os 13 pedidos protocolados no ministério antes desse já somavam R$ 67 bilhões em investimentos e 4,2 mil quilômetros de novos trilhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*