Por Samanta Sallum
Imagine uma lavanderia com serviço totalmente automatizado – sem funcionários, rápido, prático e com preço acessível. Um ambiente moderno que permite aos clientes desfrutarem de livros, revistas, música, televisor, internet e até de uma bicicleta ergométrica, enquanto esperam a lavagem de suas roupas terminar. E também é possível trabalhar no espaço coworking. Essa é a LaveYou, criada pela empresária Ana Paula Santos, 47 anos.
Monitoramento por câmeras
O espaço foi aberto há 2 anos no Vitrinni Shopping, em Águas Claras, e passou a oferecer ao público um serviço totalmente automatizado – sem funcionários, rápido, prático e com preço acessível.
A movimentação no interior da loja é acompanhada por câmeras, pela central, sem que ninguém precise ir ao local. Funciona sete dias por semana, incluindo feriados, com o pagamento automatizado.
Na pandemia, se aproximou dos clientes
Ana Paula, como milhares de outros empreendedores, foi surpreendida com a pandemia. “Ninguém podia entrar na loja e com isso eu pensei: o que eu vou fazer da minha vida agora? Decidimos, então, ir para dentro da lavanderia e receber os clientes na porta. Fizemos a lavagem e a secagem por eles no pior momento da pandemia, em 2020, e isso foi bom para eu conhecer ainda mais o meu cliente”, conta.
Contêiner na Asa Sul
“Foi com o apoio de consultorias do Sebrae DF que consegui manter o negócio. A engrenagem não parou de funcionar e a LaveYou cresceu com a pandemia”, revela a empreendedora. Ela abriu recentemente uma segunda unidade em um posto de gasolina na 415 da Asa Sul. O espaço, inspirado nas lavanderias americanas, fica em um contêiner. Com o sucesso, Ana Paula já amadurece a intenção de formatar uma rede de franquia.
Praticidade e diversão
A meta agora é funcionar 24h por dia. “A LaveYou nasceu para oferecer praticidade, conforto, otimização do tempo e também transformar o ato de lavar roupas em uma experiência agradável e divertida”, destaca Ana Paula.