Por Samanta Sallum
A farmácia é o terceiro ponto de maior visitação do consumidor depois da padaria e do supermercado. A pandemia fez aumentar e consolidar a preocupação dos consumidores com a saúde e os cuidados pessoais. As vendas do setor dispararam. As 23 empresas que fazem parte da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) totalizaram R$ 32,5 bilhões de faturamento no primeiro semestre deste ano. É um índice 18,45% superior ao do mesmo período em 2020. Avanço bem maior que o registrado (8,8%) entre 2019 e o ano passado.
Higiene e delivery
Os medicamentos responderam por 68% do faturamento Mas houve alta na procura por itens de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, que geraram vendas de R$ 10,26 bilhões, um aumento de 19,07%.
O delivery e o e-commerce também foram pontos de destaque neste primeiro semestre, com alta de 72,51%.
Genéricos
Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, o setor vem crescendo acima da média na última década. O maior acesso aos medicamentos genéricos, que têm preços mais acessíveis, também colaborou para esse cenário.
Preços mais competitivos
“Hoje, a farmácia é um ponto de atenção à saúde, beleza e higiene. Nós conseguimos ter um atendimento melhor e um preço bem mais competitivo do que o segmento de supermercado” , explica o empresário Álvaro Silveira Júnior, sócio da rede Drogaria Brasil, vice-presidente da Fecomércio-DF e do Conselho Deliberativo do Sebrae DF.
Fortalecimento do comércio de vizinhança
O empresário aponta que há um espaço grande de crescimento ainda para as redes regionais. “Elas têm uma relação mais próxima com a comunidade e podem dar um atendimento mais atencioso”, avalia. Ele também reforça a importância das lojas de vizinhança. “Com a pandemia, os negócios se voltaram para a vizinhança, e cada dia mais o consumidor consome perto da sua casa. Esse hábito vai permanecer no pós-pandemia”, prevê.
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…
Por Samanta Sallum O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro…