Embrapa inova com a pimenta amarela

Compartilhe

Por Samanta Sallum

A cadeia produtiva de pimentas ganhou mais uma opção de cultivo e, com ela, a possibilidade de os produtores reforçarem a renda pelo aumento da oferta de um produto com características diferenciadas. A pimenta BRS Araçari, desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Capsicum (pimentas e pimentões) da Embrapa Hortaliças no DF, veio juntar-se à BRS Juruti, de cor vermelha, e à BRS Nandaia, alaranjada, primeiras cultivares nacionais de pimenta habanero, lançadas em 2016.
Baixo ardor
A nova pimenta produz frutos amarelos, quando maduros, e apresenta baixa pungência (ardor). Tem potencial para atender o mercado de frutos frescos e nichos voltados para produtos diferenciados à base de pimentas, como molhos, geleias, chutneys, mostardas e patês.
Alto teor de vitamina C
Suas plantas são vigorosas, de porte elevado, o que favorece a colheita manual. São precoces e tolerantes ao frio, e mostram alto rendimento em cultivo protegido, além da excepcional qualidade sensorial (tamanho, cor, sabor e aroma) e do alto teor de vitamina C.
Resistente a doenças
No quesito produtividade, em cultivo convencional na Região Centro-Oeste, a BRS Araçari produz, em média, 13 t/ha em campo aberto e 36 t/ha em cultivo protegido, em três meses de colheita, com uma população de 25 mil plantas. A nova pimenta é também resistente a doenças.
samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Ministério da Fazenda já teria vetado ajuda ao BRB

O ministro Dário e a governadora do DF se falaram na segunda-feira por telefone  Por…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“O diálogo com quem movimenta a economia brasileira é essencial”, diz Alcolumbre

Por SAMANTA SALLUM  Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina cancela festa de aniversário de Brasília e recebe apoio de Manzoni do PL

Por SAMANTA SALLUM  Empossada há algumas horas como governadora do Distrito Federal, Celina Leão, mandou…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Avanzzo encerra operação em Brasília com coleção especial de despedida

Por SAMANTA SALLUM  “Tempo”, coleção que marca os 36 anos da Avanzzo, chega às suas…

1 semana atrás
  • Matéria

Edison Garcia deixa a presidência da CEB IPÊS

Marco Antônio Costa Júnior, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF, assume a presidência da…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Justiça proíbe venda ou uso da Serrinha em operação do BRB

Por SAMANTA SALLUM  A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF concedeu,…

2 semanas atrás