Por Samanta Sallum
Pela primeira vez no DF, está prevista a abertura do comércio no Dia do Trabalhador, em 1º de maio. Os sindicatos tanto dos comerciantes como dos comerciários concordaram com a necessidade de funcionar no feriado para compensar os prejuízos causados pelo lockdown e preservar empregos. O acordo inédito, com amparo jurídico, entre patrões e empregados, já está sendo elaborado.
Queda nas vendas
Em reunião ontem, comrepresentantes do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) e do Sindicato dos Comerciários (Sindicom), foi discutida a proposta. “Os lojistas foram muito prejudicados com a pandemia, com os dias de lockdown. O comércio está vendendo 60% a menos que o normal. Precisamos correr atrás dos prejuízos, e uma forma é abrir nos feriados. Os trabalhadores vão ganhar devidamente o adicional para esse dia. Acreditamos que assim todos serão beneficiados”, explica o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro.
Proteção à saúde dos trabalhadores
A secretária-geral do Sindicato dos Empregados no Comércio, Geralda Godinho, disse à coluna que está receptiva à proposta. “A diretoria do Sindicato concordou que o momento exige uma medida diferenciada para preservar os empregos e salários dos trabalhadores.” O acordo ainda não foi fechado oficialmente, pois alguns detalhes ainda precisam ser definidos. Ela destaca que são necessárias ações para proteger a saúde dos comerciários. “Temos de evitar aglomerações no transporte público, estabelecer horários diferenciados de funcionamento entre o comércio de rua e o de shoppings”, ressalta.
Vacinação
O Sindicom enviou documento ao governador Ibaneis Rocha e à Câmara Legislativa pedindo que os trabalhadores dos supermercados no DF entrem no grupo de prioridade na vacinação. “Eles estão muito expostos. Esses estabelecimentos nunca fecharam e recebem um grande fluxo de pessoas”, aponta Geralda.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…