Especialistas de vários países da Europa, África e América Latina estarão reunidos durante a Semana Internacional de Agricultura Tropical, promovida pela Embrapa e pelo Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA). Até sexta-feira, vão compartilhar expertises sobre sistemas alimentares, convergência das agendas agrícola e ambiental, além de desafios e inovações relacionados ao futuro da alimentação mundial.
Técnicas de tropicalização
Um dos objetivos é divulgar o modelo agrícola brasileiro — responsável pela tropicalização da maior parte dos alimentos presentes nas nossas mesas diariamente, como o arroz, o feijão, o milho e a carne bovina, entre outros — para países que compõem o cinturão tropical do globo.
Candidatura ao Nobel da Paz
O evento também reforça a candidatura do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli (foto) ao Prêmio Nobel da Paz 2021. Se isso acontecer, ele será o primeiro brasileiro a conquistar essa honraria. O trabalho dele fez a conexão entre a agricultura e a paz. Paolinelli foi um dos mentores e entusiastas do modelo de sucesso do Brasil na área de agricultura tropical, que transformou o país de importador de alimentos na década de 1970 a um dos mais importantes players do agronegócio mundial. Foi responsável pela modernização da Embrapa e por promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro.
Aberta ao público
As sessões diárias serão transmitidas pelo YouTube da Embrapa e abertas à participação de todos. Mais informações sobre inscrições, links de transmissão, palestrantes e programação estão disponíveis no hotsite do evento.
Presidente do Banco Central, nos bastidores, queria a ajuda do governo federal para salvar BRB;…
Por SAMANTA SALLUM Dos 271 mil Microempreendedores Individuais que atuam na capital federal, 40% enfrentam…
Comércio e indústria nacional se sentem traídos por presidente Lula. O vice Geraldo Alckmin, que…
Atacadão SP lidera ranking com faturamento de R$ 89 bilhões. Veja lista Por SAMANTA SALLUM …
Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…
Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital Por SAMANTA SALLUM O plenário…