Por Samanta Sallum
Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive com as mãos na graxa. Muitas ainda têm dificuldade de entender o funcionamento do veículo ou medo de serem enganadas nas oficinas mecânicas. Pensando nisso, em homenagem ao mês delas, a Startup Dona Meu Destino, com apoio do Grupo Mulheres do Brasil, vai realizar, em 14 de março, às 10h, uma oficina na qual será ensinada mecânica automotiva básica: troca de pneu, utilidade das luzes do painel, verificação de óleo e até como não ser enganada no mecânico.
Parceria com alunos da UnB
A startup tem o objetivo de capacitar mulheres em áreas predominantemente masculinas e incentivar a mudança de hábitos e pensamento. A Dona foi criada em Brasília, em 2019, pela jovem empresária Vittória Gabriela, de 24 anos, e conta com estudantes do curso de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) para darem as oficinas.
Evento on-line
Desde então, mais de 800 mulheres já aprenderam como cuidar de seus veículos. Este ano, por conta da pandemia da covid-19, o evento será realizado no formato on-line, totalmente gratuito e para todo o país. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram daDona (@donameudestino).
Respeito e autonomia
“A Dona não é sobre carros. É sobre independência, liberdade, sororidade e respeito”, afirma Vittória, que cursa o 4º ano de engenharia aeroespacial na UnB.
Segundo ela, a ideia do curso surgiu da própria dificuldade em enfrentar os problemas do seu carro. “Nesses momentos, recorria a uma segunda pessoa, meu pai ou um amigo. Daí veio o questionamento: ‘Por que nem tento resolver e já fico em pânico?’ Via esse comportamento também nas minhas amigas. Por isso, surgiu a ideia de criar a Dona, para ajudar as mulheres a terem mais autonomia”, explica.
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…