Por Samanta Sallum
Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive com as mãos na graxa. Muitas ainda têm dificuldade de entender o funcionamento do veículo ou medo de serem enganadas nas oficinas mecânicas. Pensando nisso, em homenagem ao mês delas, a Startup Dona Meu Destino, com apoio do Grupo Mulheres do Brasil, vai realizar, em 14 de março, às 10h, uma oficina na qual será ensinada mecânica automotiva básica: troca de pneu, utilidade das luzes do painel, verificação de óleo e até como não ser enganada no mecânico.
Parceria com alunos da UnB
A startup tem o objetivo de capacitar mulheres em áreas predominantemente masculinas e incentivar a mudança de hábitos e pensamento. A Dona foi criada em Brasília, em 2019, pela jovem empresária Vittória Gabriela, de 24 anos, e conta com estudantes do curso de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) para darem as oficinas.
Evento on-line
Desde então, mais de 800 mulheres já aprenderam como cuidar de seus veículos. Este ano, por conta da pandemia da covid-19, o evento será realizado no formato on-line, totalmente gratuito e para todo o país. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram daDona (@donameudestino).
Respeito e autonomia
“A Dona não é sobre carros. É sobre independência, liberdade, sororidade e respeito”, afirma Vittória, que cursa o 4º ano de engenharia aeroespacial na UnB.
Segundo ela, a ideia do curso surgiu da própria dificuldade em enfrentar os problemas do seu carro. “Nesses momentos, recorria a uma segunda pessoa, meu pai ou um amigo. Daí veio o questionamento: ‘Por que nem tento resolver e já fico em pânico?’ Via esse comportamento também nas minhas amigas. Por isso, surgiu a ideia de criar a Dona, para ajudar as mulheres a terem mais autonomia”, explica.
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…
Por SAMANTA SALLUM Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…
Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…