Espaço garantido de voz às mulheres empreendedoras

Compartilhe
Os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 têm atingido as brasileiras. Mas as empreendedoras resistem e se reinventam. São 8,6 milhões de mulheres donas do próprio negócio no Brasil. Na capital federal, 120 mil, segundo o Sebrae. Elas geram empregos e um movimento que aquece a economia com bem-estar social.
 “Em Brasília, tivemos nosso primeiro fórum de debates na Câmara de Mulheres Empreendedoras e Empresárias, em maio de 2019. O então presidente, in memorian, Francisco Maia, criou na Fecomércio-DF esse espaço para dar voz e vez às mulheres numa entidade onde apenas havia lideranças e presidentes de sindicatos homens”, conta Beatriz Guimarães, presidente da Câmara de Mulheres.
O grupo conta com 27 representantes dos sindicatos patronais da Fecomércio-DF, 27 empresárias representantes da sociedade civil, 10 conselheiras notáveis e 15 entidades como parceiras institucionais.
Diversidade profissional
A mulher está em vários segmentos da economia: desde posto de gasolina, material de construção, supermercado, farmácia, atacado até tecnologia da informação, área de saúde e laboratórios”, aponta Beatriz.
Uma grande vitória da Câmara foi a aprovação da primeira Lei de Empreendedorismo Feminino do país, em novembro de 2020, pela Câmara Legislativa do DF. “Hoje é dia de mobilização na luta dos direitos da mulher e de se refletir sobre o caminho que ainda teremos de percorrer para que as mulheres simplesmente possam ser o que quiserem.”

O poder feminino que ajuda a economia
O empreendedorismo feminino ajuda a transformar a sociedade, garantindo oportunidades para mulheres e para todas as pessoas ao seu redor. Além da autonomia financeira, mulheres empreendedoras rompem o ciclo de violência doméstica, construindo alternativas para sua realização pessoal e se tornando referências de superação e de inspiração para inúmeras outras.
samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Expectativa do comércio para o Natal tem queda em relação ao ano passado

Coluna Capital S/A de 9 de dezembro  Por SAMANTA SALLUM  O comércio do DF espera…

6 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Instalei hoje auditoria externa e independente”, diz presidente do BRB em reunião com empresários do DF

Por SAMANTA SALLUM  Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta ao Banco Central, Anatel e governo para combate a golpes digitais em idosos

Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…

1 semana atrás