704FD7FF-76FA-4C5B-8D2E-553711C00999

IBGE vai realizar concurso e com empresa de Brasília

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

O Idecan foi escolhido para organizar o processo seletivo simplificado do IBGE, destinado ao Censo Demográfico que preencherá 312 vagas de níveis médio e superior. As provas, previstas para 23 de maio, serão no Rio de Janeiro. O edital tem previsão de lançamento para o próximo dia 29. Salários de R$ 1 mil e R$ 4,2 mil.

 

Tecnologia antifraude
A instituição é pioneira entre as bancas organizadoras de concursos na utilização de biometria facial e digital para impedir fraudes. O concurso da AGU em 2018 foi um dos primeiros a contar com a tecnologia.

 

Confronto de imagens
Os sistemas identificam os candidatos ainda no processo de inscrição. As imagens e os dados coletados são confrontados previamente com órgãos de controle e segurança, para garantir a veracidade da foto do candidato quando comparada às informações pessoais.

 

Validação para a posse
No dia da prova, os dados são coletados novamente para confrontos futuros, como na validação de autenticidade no ato de posse, em caso de aprovação do candidato em todo o processo seletivo.

 

Escolta armada
Para preservar o sigilo do conteúdo das provas, o transporte dos malotes é feito com escolta armada, além de serem equipados com dispositivos digitais. Todas as conversas que ocorrem nas proximidades dos malotes são salvas em um espaço virtual (nuvem). Se houver mudança da rota, a central de monitoramento recebe um aviso de quebra do itinerário em tempo real.

 

Experiência de 20 anos
“Participar e vencer um processo seletivo para organizar o concurso do IBGE não é fácil, os concorrentes são numerosos e qualificados. O resultado nos mostra que estamos no caminho certo. Nesse ramo, a tradição e a seriedade são atributos muito relevantes”, diz Bruno Campos, à frente do Idecan. O instituto, com sede em Brasília, atua no setor há 20 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*